TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Do Computador Na Escola Como Recurso Pedagógico

Monografias: O Uso Do Computador Na Escola Como Recurso Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  2.451 Visualizações

Página 1 de 3

O uso do computador na escola como recurso pedagógico

Os computadores estão por toda parte e ,assim , o mundo fica a um clique do mouse. Além da rapidez e da confiabilidade dos serviços oferecidos por esse meio, um dos grandes benefícios é a interatividade dos computadores, vários softwares pra muitas tarefas, poder localizar, produzir e conseguir todas as informações necessárias, com muita rapidez e eficiência.

Na medida em que se tem investimento em recursos de capacitação, a informática ajuda no processo de aprendizagem do aluno, criando a cultura tecnológica de base, se tornado um cidadão produtivo para a sociedade atual.

Como se dá a construção do conhecimento ?

Certamente ,essa é a questão-chave a ser discutida ,pois a forma como o professor desencadeia suas ações pedagógicas está impregnada pela concepção que tem sobre esse tema.

A fim de que ambientes de aprendizagem baseados computadores venham a possibilitar ganhos pedagógicos, é interessante que sejam realizadas atividades fundamentais no processo de desenvolvimento do conhecimento, como idealização do projeto, a busca dos dados, a definição do problema ,a execução ,a depura e avaliação do que foi construído, comparando com o objetivo inicial e retroagindo sobre os aspectos significativos da atividade, possibilitando a formação de aluno capazes de construir a sua própria aprendizagem ,de aprender a aprender-habilidade necessária pra toda a vida -,os alunos podem utilizar softwares interativos para desenvolver seus projetos e testa suas hipóteses .

Como nesse caso a informática oferece possibilidades de agregar diferentes mídias, em diversos e diferentes formatos ( musicas, falas, efeitos sonoros ) imagens estáticas e animadas, gráficos , símbolos, filmes e etc. Todas essas mídias podem ser arranjadas para apresentar informações de modo rico e diversificado, permitindo ao aluno ter e vê as informações conforme seus interesses e sua necessidades.

Nesse caso a inclusão da informática na escola tem como finalidade incrementar ainda mais e facilitar de modo significativo, fazendo com que professores sejam ainda mais pesquisadores e incentivadores de pesquisas multidisciplinares.

Apesar disso é necessário discutir com os alunos sobre os impactos que a tecnologia provoca em suas vidas, envolvendo também a família e a comunidade .

Encontramos palavras estrangeiras, pois muitas das tecnologias são oriundas de outros países, porem devemos tentar nesse caso usar palavras em nosso idioma que tenham o mesmo sentido para que assim possamos valorizar nosso contexto.

É possível classificar a utilização do computador na educação de duas formas, considerando a proposta pedagógica da escola: por disciplina, por projetos educacionais e sua classificação podem ser feita de duas maneiras : sistematizadas e não sistematizadas.

Levando em consideração que o objetivo das formas de utilização podem variar , pois temos uma vasta gama de possibilidades para utilização de recurso tecnológico na pratica pedagógica, sendo dividido por : pedagógico e social, ambos demonstram a preocupação da escola em repassar para o aluno como se relacionar com as ferramentas tecnológicas e suas atividades em diversas áreas .

Sabemos que muitas vezes a ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com