TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROJETO DE UMA MESA ADAPTÁVEL PARA USO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL KINDER

Artigos Científicos: RELATÓRIO DO PROJETO DE UMA MESA ADAPTÁVEL PARA USO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL KINDER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

O desenvolvimento de um produto que permita o aumento de autonomia e independência de pessoas portadoras de deficiências múltiplas em atividades de ensino, lazer ou alimentação é um dos caminhos para a inclusão social. A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O projeto a seguir tem como objetivo desenho de uma mesa adaptável para utilidades diversas a instituição Kinder.

Projeto: Mesa Adaptável

2. Problematização

As pessoas com deficiência por um longo tempo foram colocadas a margem da sociedade. No cenário, por vezes, foram consideradas como um problema e de várias maneiras foram isoladas e em tempos mais antigos até mesmo eliminadas. No entanto, vale ressaltar, que conforme colocado por CAMBIAGHI (2007, p. 23) o modo como a deficiência é encarada está intimamente relacionado ao processo histórico de cada período e reflete o contexto no qual está inserida. Nesse contexto, o design constitui uma ferramenta importante, em função da consistência de metodologias que em geral são caracterizadas por abordagens na base de identificação das necessidades inseparáveis a cada demanda (ou problema) de projeto e buscam um profundo entendimento das particularidades de cada caso.

Apresentaremos nesse estudo o desenho de uma mesa adaptável para utilidades diversas a instituição Kinder.

3. Fase Analítica

3.1 Análises Denotativa / Conotativa

Segundo Meurer e Szabluk (2012), a análise denotativa constitui-se na busca dos significados do termo, já análise conotativa envolve a busca por simbologia ou significados ampliados que representem o termo, influenciados pela cultura.

Sendo assim, a análise denotativa de mesa segundo o dicionário online de português 2013, Móvel, em geral de madeira, forrado por uma tábua horizontalmente assentada em um ou mais pés. Já a denotação de adaptável segundo o dicionário online de português 2013, Que se adapta com facilidade; particularidade daquilo que se pode adaptar ou consegue ser adaptado.

A análise conotativa de mesa é apoio, tampo e já a conotação de adaptável é ajustável, acomodável,e amoldável.

3.2 Análises Diacrônica

Segundo BONSIEPE (1986) a análise diacrônica é a coleção de material histórico para demostrar a evolução e as mutações sofridas por um determinado produto no transcurso do tempo. A partir da figura X foram analisados os aspectos relacionados ao uso da mesa ao longo do tempo.

Figura 3: Análise diacrônica.

A partir da análise das mudanças funcionais e estéticas ao longo do tempo das mesas, nota-se pouca diferença estética, que podem ser destacadas pelas suas formas e materiais, mesmo na pré história, na ausência de movéis e objetos eram necessários algum meio de apoio para a ajuda de tarefas, com o passar do tempo e a evolução do ser humano, onde passam a viver em civilização, ocorreu um salto histórico quanto a evolução desses objetos.

Usualmente continua com a mesma estrutura, formada pelos pés, estrutura do tampo, tampo e em algumas gavetas, característica na qual não é tão presente nos dias de hoje.

Aponta-se grande diferença no fator estético, no seculo XIV a um exagero com em formas esculpidas em madeira por artesões, característica que segue por alguns séculos, o excesso de cores vibrantes e a superfície desenhada que ao decorrer do tempo acaba se perdendo. No século XV, XVI e XVII ainda se mostra com aspecto forte nas formas dos pés, ainda esculpidas em madeira maciça com o peso elevado, além de detalhes em relevo.

A partir do séc XVIII e no século XIX percebe formas mais simples, menos detalhes tendo aspectos mais leves. No século XX começam a aparecer mesas de os mais diversos materiais, e o tampo de vidro se torna cada vez mais comum com forma simples e geometrizada, seguindo no século XXI caracterizada pelo design cada vez mais presente no mercado. Levando em consideração os tampos de mesa utilizados na kinder, analisa-se itens que sejam correspondentes a função e valores dispostos pela escola.

3.3 Análises Sincrônica

Para BONSIEPE (1986) a análise sincrônica serve para reconhecer o universo do produto em questão e para evitar reinvenções. A comparação e a crítica dos produtos requer a formulação de critérios comuns. Convém incluir informações sobre preços, materiais e processos de fabricação.

Figura 4: Tampo de madeira.

Tabua de madeira: levando em consideração de que sua estrutura pode ser apoiada na cadeira de rodas, dependendo de sua largura, pode ser usada como uma peça de apoio para cadeirantes, além de ser um material de baixo custo.

Há tampos presentes em alguns modelos de cadeiras, em geral são peças que servem somente para cadeiras especificas, são feitas de polímeros e presos diretamente nas cadeiras, contem rebaixo na borda e um corte cilíndrico na lateral direita, tem suas formas retas com exceção de um corte para o encaixe do corpo como mostra a figura X, o valor é incluso na preço da cadeira de rodas.

Figura 5: Tampo de cadeira de rodas.

Classe escolar: pés e estrutura metálica, tampo de madeira, e compartimento para guardar os materiais quando não for necessário o uso. Além de ser um objeto barato, é um produto ganho em muitas doações na Kinder.

Figura 6: Mesa escolar

O tampo de madeira, apesar de não ser um dos mais baratos, são utilizados na kinder, em cadeiras específicas, tem sua estrutura e tampo em madeira, a estrutura permite inclinação do tempo em metal, tem formas retas e um corte em formato de semi círculo para o conforto do usuário na hora do encaixe na cadeira de rodas.

Figura 7: Tampo de mesa madeira.

Tampo de mesa em polímero, com corte na lateral onde chega perto do corpo, tem forma simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com