TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Do Erro No Processo Do Saber

Ensaios: O Uso Do Erro No Processo Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

O USO DO ERRO NO PROCESSO DO SABER

O erro faz parte do processo de aprender e deve ser utilizado de forma construtiva; é suporte para o crescimento, para o avanço nesse processo. Segundo Mattos & Mattos (2001, p.56)

O erro expressa tentativas, revela a trajetória do aluno na sua aprendizagem, permitindo uma interação permanente entre professor – aluno - conhecimento, no sentido de ajuda e de superação de hipóteses, na direção de outras mais complexas.

Compete ao professor quando analisar os erros, identificar suas razões, intervir no momento em que ocorre o erro e constituir de certa forma modalidade de recuperação de estudos que é muito importante para assegurar a aprendizagem.

O professor, atento no ato de ensinar, percebe as dificuldades dos alunos, analisa os erros e intervém através de atividades diversificadas de ensino; desta forma faz uma recuperação processual.

São procedimentos de avaliação: observação; trabalho em grupo; produção de texto; aula expositiva; atividade recreativa; um relato de experiências; auto-avaliação.

O certo é importante, mas o fracasso também, segundo Sant’ Anna (1995). É preciso, no entanto, não cometer erros, mas para isso é necessário estar livre para errar. O professor marcando e criticando os erros, só estará reforçando-os. Ele deve apenas destacar os acertos e dar liberdade ao aluno de refazer as respostas em desacordo com os objetivos: só haverá realmente progresso se o aluno vir os resultados de seus esforços.

Quando o professor estabelece seus critérios técnicos de avaliação de aprendizagem, ele não o faz aleatoriamente; pelo contrário, expressa através deles uma postura política que se fundamenta num conjunto de princípios e valores que permitem identificar suas concepções de sociedade, educação, escola e ensino. Essas concepções, muitas vezes, exprimem preconceitos e discriminações em relação aos alunos que ferem a sua dignidade de ser humano e que, por vezes, prejudicam a sua formação. Estudos permitem, por exemplo, identificar através dos critérios de avaliação da aprendizagem estabelecidos pelos docentes, preconceitos de vários tipos (PERRENOUD, 2000).

Há professores, por exemplo, que, na medida em que desenvolvem formas de avaliação, que estratificam e mantêm os alunos divididos em classe, transformam a sala de aula numa miniatura do que existe de pior na sociedade capitalista: a estratificação de classes, onde os melhores são sempre melhores; os médios, sempre médios; e os fracos, eternamente fracos.

Desta forma, contribuem efetivamente para a manutenção dessa situação, na medida em que se acomodam na justificativa de que os melhores são melhores porque são melhores estudantes, e os piores porque não estudam, e os médios porque se esforçam um pouco mais que os piores e um pouco menos que os melhores.

Envolvidos por todas essas contradições, é mais do que natural que se levantem dúvidas quanto a real qualificação de todos os professores para avaliarem a aprendizagem de seus alunos. Portanto, submeter o professor, tanto quanto o aluno, a uma avaliação de desempenho é uma tarefa imprescindível, sem a qual têm pouco ou nenhum valor os resultados da sua avaliação da aprendizagem do aluno.

À luz de todo esse quadro, como definir se um professor é competente ou não, e desta forma, se seus critérios de avaliação do aluno podem ser considerados, ou não, confiáveis?

“Não existe um bom ensino ou o bom professor como entidades absolutas, mas tantos bons professores quantas forem as diferentes concepções possíveis de objetivos valiosos para a educação” (MATTOS & MATTOS 2001, p.29).

Segundo o dicionário Aurélio (2001), pode-se definir competência como qualidade de quem é capaz de precisar e resolver certos assuntos. Seria o mesmo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com