TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização é Um Processo Complexo E Tanto A Leitura Quanto A Escrita, são Beneficiadas Com O Uso De Diversas E Diferentes Estratégias Que Favoreçam O Domínio Crescente De Tais Habilidades.

Pesquisas Acadêmicas: A Alfabetização é Um Processo Complexo E Tanto A Leitura Quanto A Escrita, são Beneficiadas Com O Uso De Diversas E Diferentes Estratégias Que Favoreçam O Domínio Crescente De Tais Habilidades.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 2

A alfabetização é um processo complexo e tanto a leitura quanto a escrita, são beneficiadas com o uso de diversas e diferentes estratégias que favoreçam o domínio crescente de tais habilidades.

A alfabetização é um processo complexo e tanto a leitura quanto a escrita, são beneficiadas com o uso de diversas e diferentes estratégias que favoreçam o domínio crescente de tais habilidades.

O papel do professor na ação de leitura é imprescindível. Nesta faixa etária espera-se que ele consiga sintonizar a turma frente a um determinado texto e envolve-los pelo estimulo para um mundo de descobertas onde a leitura apresenta-se como fundamental. Além de conduzir os alunos para uma maturidade e uma autonomia leitora, que a ação de ler envolve.

Sendo uma estratégia do processo de alfabetização, para que a criança tenha acesso a um texto não é um fim em si mesmo, mas sim um meio para a interpretação do texto e atribuição de significado.

Na ação de ler, decodificação e significado estão sempre presentes, porém variam de importância e peso conforme a etapa de leitura na qual um determinado leitor se encontra, é importante para o desenvolvimento da oralidade, para formação do leitor e do escritor e para a socialização da criança na sua formação integral.

O analfabetismo funcional está presente hoje em qualquer faixa etária e visando um trabalho que desenvolva habilidades e competências, que possibilitem o processo de resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

A diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado: um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

Portanto, mais importante que decodificar símbolos (letras e palavras), é preciso compreender a funcionalidade da língua escrita, pois é assim que o cidadão torna-se mais atuante, participativo e autônomo, de forma significativa na sociedade na qual este está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com