TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Fibra Óptica na Medicina

Por:   •  26/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

O Uso da Fibra Óptica na Medicina

A fibra óptica começou a ser utilizada na medicina há um tempo e cada dia passa a ser mais e ainda melhor utilizada, isso graças aos avanços da tecnologia, juntamente com desenvolvimento da fibra óptica.

Começou a ser utilizada para fazer endoscopias, onde um feixe de fibras de vidro servia para iluminar e observar órgão no interior do corpo humano. O fato da ponta da fibra ser precisamente plana e lisa, atua como um tipo de lente, captando a luz refletida nos órgãos, retornando a imagem para um monitor de televisão.

Atualmente, há uma variedade de aplicações de sistemas sensores utilizando fibra óptica em diagnóstico e cirurgia. São inseridos através de cateteres ou subcutâneamente. Os sensores de fibras ópticas microscópicas possibilita acompanhar funções biológicas internas em tempo real até mesmo durante processos cirúrgicos. Os principais sensores utilizados em aplicações médicas são:

• Sensores de pressão: utilizados para supervisionar a pressão intracraniana, cardiovascular, uretral ou rectal.

• Sensores magnéticos: permite obter o mapeamento dos campos magnéticos gerados pelo cérebro, é útil em tratamentos de ataques de epilepsia.

• Sensores de PH: utilizados para monitorar o nível de oxigénio do sangue, permitindo, por exemplo, acompanhar o comportamento de feto numa cirurgia cesariana.

• Sensores de vazão: utilizados para monitorar a vazão sanguínea em aspersões para diagnósticos em cirurgias vasculares ou plásticas, para monitorar o sistema de circulação ou para avaliar grau de queimaduras com precisão e presteza.

• Biossensores: utilizados na detecção de antígenos e anticorpos e no controle do diabetes pela determinação do nível de glicose no sangue. Baseiam-se na detecção das mudanças de absorção de radiação eletromagnética na região do visível/infravermelho entre os reagentes e os produtos da reação, ou na medição da emissão de luz por um processo luminescente.

Outras aplicações importantes das fibras ópticas é a utilização como instrumentos cirúrgicos (cateteres), por exemplo, monitorizando e controlando com precisão a limpeza de artérias cardiovasculares, em cirurgias feitas por laparoscopia (laser), como a destruição de tumores e pedras nos rins.

Uma vantagem importante da utilização da fibra óptica é que interferências eletromagnéticas dos equipamentos hospitalares de alta tensão (por exemplo, raios-X) são evitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com