TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica resumo É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do ...

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica

Pablo González Blasco

RESUMO

A humanização da Medicina é reinserir a ciência médica nas suas verdadeiras origens; e não é difícil entender que nos dias de hoje a medicina tem de ser forçadamente humana se quer pauta-se pela qualidade e pela excelência. Humanizar a Medicina é, assim, além de uma obrigação educacional uma condição de sucesso para o profissional de saúde. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do uso do cinema na Educação Médica, reconhecendo sua contribuição no processo de humanização da medicina.

A Humanização da Medicina vem sendo bastante abordada por acadêmicos, Gestores de Programas do Sistema de Saúde e professores da ciência, pois se percebe, em dias atuais, a prática desumanizada da medicina e, a partir de então, surge uma preocupação na busca de sua humanização. Neste contexto e, mediante sua longa experiência no uso do Cinema na Educação Médica o autor contribui, com elementos, à resposta da questão no título abordada.

O autor norteia nossa busca na procura da resposta à questão abordada através de outras indagações, de tal modo que, a resposta se apresenta de forma desdobrada. Para tanto, precisamos inicialmente saber: O que é preciso humanizar? A partir de então, partimos para outros questionamentos: Como humanizar como eficácia? Quanto custa humanizar? E, por fim, nos remete a uma questão crítica: Queremos, de verdade, ser humanizados?

Visando esses objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram analisados autores tais como; BLASCO, LIFISHITZ, MORETO, PALMER, LEVITES, entre outros que evidenciam a temática discutida em suas produções. Diante desse estudo, percebe-se que a humanização da medicina deve começar, pois pelo encontro com o paciente: esse é o ponto de partida imprescindível em qualquer tentativa de humanização. Concluir-se ainda que a utilização do cinema como uma experiência educacional de resgate humanístico de medicina nos oferece um sugestivo campo para as reflexões que aqui se anotam, pois educar através do cinema nos coloca no âmbito afetivo onde o personalismo se impõe como condição eficaz de aprendizado e assimilação de atitudes, ou seja, o cinema faz refletir, as cenas são verdadeiros questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com