TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de diversidade e valor-los no cotidiano, na nossa sociedade

Trabalho acadêmico: O conceito de diversidade e valor-los no cotidiano, na nossa sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem como tema principal à Diversidade. E tem como objetivo, a partir desse tema, conhecer melhor os diferentes conceitos sobre a Diversidade e entendê-los na ação diária em nossa sociedade a partir de apresentações de imagens fazendo uma co-relação entre três tipos de diversidade.

Busca-se ainda, com esse trabalho demonstrar que diferentes Diversidades podem prejudicar como também pode demonstrar diferenças existentes entre culturas, religiões, condições financeiras, sexual, gostos pela música, roupas, comidas, corpo físico definido e outras diferenças existentes em uma sociedade.

Entendemos que a Diversidade deve ser trabalhada de uma maneira sadia aonde não venha prejudicar ninguém e com isso tornar uma convivência harmoniosa respeitando a diferença de cada um e assim buscar conhecimento e um crescimento para que possa se entender a fundo o que é diversidade.

Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas e virtuais. Os resultados dessa pesquisa serão apresentados a seguir.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Estudar a Diversidade é compreender as diferenças que existem entre os seres humanos e trabalhar o preconceito que existe na cabeça, ou melhor, na mente de muitas pessoas em nossa sociedade.

Segundo Aurélio (2011 p. 169)

A palavra Diversidade significa:

Substantivo feminino, qualidade do que é diverso; diferença.

Ex.: Há diversidade de clima nas várias regiões do Brasil.

Aprofundando:

Diversidade é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através de escolha: Corte de cabelo, ou até mesmo de coisas da própria natureza: Cor dos olhos, muitos possuem várias culturas, raça, carros, até um, jeito de dormir diferencia uns dos outros; Também abrange a um status econômico, que é um dos aspectos mais relacionados à diversidade! (Que é discutido em um patamar socioeconômico).

Ex. Ele é mais pobre do que o outro;

Ele gosta de hip-hop, mas eu prefiro rock;

Ele tem olhos azuis e eu castanho;

Entretanto, em vez de preservar uma cultura ou tradição a escola está sendo chamada a lidar com diferentes culturas e reconhecer as diferenças entre os sujeitos dessa maneira a escola tem que abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças.

Entende-se, que as escolas e os pedagogos não foram formados para lidar com a diversidade e sim com crianças perfeitas, daí surge às exclusões e os diferentes comportamentos, opções e atitudes que crianças possam apresentar em sala de aula os professores acabam ficando em uma saia justa.

Diferença forma parte do nosso vocabulário escolar e educacional na direção de caracterizar indivíduos, grupos, comunidades etc. Que não parecem corresponder ou encaixar nossas descrições de sujeitos educativos. Para dizê-lo de outro modo, tudo aquilo que não coincide com os sujeitos das psicologias educacionais, das psicologias cognitivas, das avaliações pedagógicas, dos sujeitos do currículo passa a ser chamado - e tratado e moldado - como diferente. (Skliar 2001, p.21).

Diversidade Histórica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galo da Madrugada

sertaniavip.blogspot.com

A imagem (1) um, demonstra um momento carnavalesco onde retrata a tradição, e a cultura histórica da cidade de Recife-PE, que não deixa de ser uma diversidade histórica diferente de muitas capitais no Nordeste.

O galo da madrugada é um clube carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.

Foi oficialmente considerado pelo Guinness Book – o livro dos recordes – o maior bloco de carnaval do mundo em 1995, além do Recife, o Galo está presente em várias cidades do Brasil.

Em 2011, o desfile do clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 1,7 milhão de foliões, em 2012 cerca de 2 milhões de pessoas e em 2013 cerca de 2,5 milhões de pessoas no centro do Recife.

A imagem (2) dois mostra uma festa junina localizada na cidade de Caruaru – PE, atualmente a mesma realiza em todo mês de junho, uma festa de São João que é considerada uma das mais importantes do ciclo junino nordestino, destacando-se pelo resgate à tradição e à originalidade. É o evento mais tradicional do calendário turístico da cidade, atraindo milhares de turistas de todo o Brasil e do Exterior.

Acontece desde 1994, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, um complexo com 41.500 metros quadrado, que abriga a Fundação de Cultura de Caruaru, os Museus do Barro e do Forró, um pavilhão para exposições, a Secretária Municipal de Turismo, um palco para shows e Ávila do Forró, onde é reproduzida uma típica vila do interior com uma pequena igreja, prefeitura, mercearia, postos de serviços bancários e de correios, construídos de alvenaria.

Portanto, todos os lugares têm sua história e são histórias que às vezes muitas pessoas desconhecem sua origem, assim, tornam-se interessante que as pessoas procurem saber de onde surgem certas tradições, eventos que no decorrer do ano e que surgem sempre em um determinado mês e que cada ano supera o anterior.

A diversidade histórica dessas cidades mostra um povo festeiro e que se programam o ano todo para sair e prestigiar essa tradição tornando assim um diferencial de outras cidades.

Diversidade Lingüística

É através da língua que o indivíduo constrói seu lugar na sociedade como também é através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com