TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de risco, de retorno e de incerteza

Artigo: O conceito de risco, de retorno e de incerteza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 2

RISCO E RETORNO

As decisões de investimentos e financiamentos implicam o conhecimento dos conceitos de risco, retorno e incerteza.

Segundo Assaf Neto (2001, p.259), “o conceito de risco pode ser entendido de diversas maneiras, dependendo do contexto da pessoa que o está avaliando”. Em termos gerais, pode-se expressar risco como a possibilidade de ocorrência de um evento não desejável. Em relação às Finanças, de acordo com Gitman (2004,p.184): “fundamentalmente, o risco pode ser definido como a possibilidade de perda financeira”. E, ainda, complementa, dizendo que “em termos mais formais, a palavra risco é usada como sinônimo de incerteza e refere-se à variabilidade dos retornos associados a um ativo”, ou seja, quanto maior a certeza do retorno de um ativo, menor será a variabilidade e, consequentemente, menor será o risco desse ativo.

Ao aplicar recursos, o investidor emprega capital agora, visando obter um resultado futuro, em que sua riqueza seja maximizada. Em mercados financeiros, as aplicações são comumente feitas em títulos, certificados ou contratos (ativos), cujo valor final permitirá a quantificação do resultado. Assim sendo, a capacidade de prever o retorno de um investimento dependerá da capacidade de estimar o valor final do ativo (SANVICENTE e MELLAGI FILHO, 1988, p.18). Gitman (2004, p.184) define retorno como “o ganho ou a perda total sofridos por um investimento em certo período”. Para investimentos em ações pode ser simbolizado pela soma de dividendos mais variação no preço (preço final menos preço inicial), posteriormente dividido pelo preço inicial.

3.28 ANÁLISE DO INVESTIMENTO

Através desta etapa verifica-se a viabilidade e adquirir indicadores para tomadas de decisões. Está analise permite obter dados superiores a um ano e assim determinar se o empreendimento será viável. Segundo Gitman (2004) o mais comum são planos de cinco anos que são revisados quando novas informações são apuradas.

Para uma analise de viabilidade com maior precisão deve-se então apresentar a TMA, o VPL, a TIR e PAYBACK TIME.

Será utilizado capital próprio para a execução do empreendimento, portanto será considerado uma TMA próximo as juros da caderneta de poupança.

3.29 TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA)

Segundo Souza e Clemente (2001), TMA é a melhor taxa com menor grau de risco, ou seja, a melhor taxa disponível para aplicação. Assim temos duas alternativas: Investir na taxa mínima de atratividade ou no projeto analisado.

A TMA associasse ao baixo grau de risco e qualquer sobra de caixa pode ser aplicada na TMA, sendo assim uma das formas para se analisar um investimento é confrontar a TMA com a TIR.

A TMA para esta análise é de 7,2% a.a, ou seja, 0,60% ao mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com