TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O município de Valinjos

Projeto de pesquisa: O município de Valinjos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS

Relatório apresentado à Faculdade de Valinhos, como exigência da disciplina Ciências Sociais.

Orientadora: Profª. Silvia Alves Cavalcanti

Valinhos

2014

AVALIAÇÃO

__________________________

Profª Silvia Alves Cavalcanti

Nota

Introdução

O presente trabalho é sobre a cidade de Valinhos, que fica no interior do estado de São Paulo. Uma cidade pacata combelos pontos turísticos, que serão explanados ao longo da pesquisa.

Valinhos possui uma economia estável e bem alocada, com ponto forte na área logística, que faz com que a cidade se destaque na região.

O objetivo do trabalho é demonstrar como podemos agregar diferentes culturas num mesmo lugar, paralelamente a um comércio sólido e fluído, sem que isso afete negativamente nenhum dos pólos abordados, trazendo o lado positivo do sincretismo como base para a informação e mão-de-obra.

- Valinhos;

-

- Localização: Valinhos, localizado estrategicamente na Região Metropolitana de Campinas (composta por 19 cidades) e no Estado de São Paulo (645 municípios). O município ocupa uma área de 148,9 Km² e é o 7º município mais populoso da Região Metropolitana de Campinas.

- Número de Habitantes: 106.968 habitantes, e estima-se que estejam assim distribuídos:

• População urbana.. 95%

• População rural..........5%

Seu território está dividido na seguinte proporção:

• área urbana........ 65,9 Km²

• área rural.............83,0 Km²

- Economias Principais: é um promissor pólo de desenvolvimento econômico, destinado a empresas nas múltiplas atividades nas áreas da indústria, comércio e serviço. Conta com atividades produtivas de alta tecnologia em diversas áreas de atuação, como plásticos, embalagens de papel e papelão, metalúrgia, informática, microeletrônica, e tem forte vocação para desenvolvimento do setor logístico.

- Pontos Turísticos: O Município de Valinhos é privilegiado por fazer divisa com Campinas, a maior cidade em extensão e população da RMC e que ocupa posição de destaque nas execuções de transações de negócio. A região, principalmente Campinas, oferece multiplicidades de atividades econômicas o que potencializa a atração para novos investimentos. Valinhos está, portanto, muito próximo a este pólo de Turismo de Negócios, aumentando, e muito, as diversas transações comerciais. Ex: Casa Flávio de Carvalho, Matriz de São Sebastião, Museu de Valinhos "Haroldo Angelo Pazzinatto”, Country Club Valinhos, belezas naturais e fruta no pé.

- Fatores Locais: Conhecida como a capital do figo roxo, Valinhos hoje também é lembrada pela grande produção de goiaba, o município também é lembrado quando se fala do compositor, cantor e ator Adoniran Barbosa, nascido nesta cidade no dia 6 de agosto de 1910. Adoniran Barbosa é um grande ídolo deste município até hoje pela sua história, um dos artistas mais consagrados e de referência quando se fala em samba. Fez história na cidade de São Paulo com a composição da música Trem das Onze, onde também faleceu no dia 23 de novembro de 1982. Esses fatores turísticos são intensos na cidade, como o CACC - Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa, onde sempre temos várias atrações culturais, com jovens, idosos e crianças. Por ser famosa pela plantação de figo roxo, já citado anteriormente, temos a Festa do Figo, onde temos shows, comidas e atrações, toda a cidade participa. Contudo não deixa de ser uma cidade tranquila comparada com Campinas, exemplo disso é o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT). O Centro de Lazer de Valinhos é grande, uma área verde ótima pra caminhar e passear com os filhos. Não fica localizado muito longe do centro de Valinhos, é bem fácil de encontrar. Em noites de verão escaldante, sempre há pessoas tomando um sorvete. Vale a pena para quem gosta de um passeio simples ou uma caminhada.

- Exemplo de Sincretismo: um exemplo de sincretismo em Valinhos é a Igreja de Deus do Sétimo Dia, foi fundada em 1979 em Campinas por representantes americanos e mexicanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com