TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo Código de Ética

Artigo: O novo Código de Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

de culpabilizar os usuários de seus serviços pelos problemas sociais.

Silva afirma que:

O Movimento de Reconceituação vem, portanto questionar as estruturas sociais, sugerindo um Serviço Social com uma prática vinculada às lutas e interesses de classes populares. Ao se estabelecer a possibilidade do vínculo da prática do Serviço Social com as classes populares, indica-se a perspectiva de transformação social enquanto exigência da própria realidade social, dada a situação de dominação e exploração político econômica em que vivem essas classes. Tal perspectiva implica, para o Serviço Social, colocar como horizonte de sua prática o movimento de transformação da própria realidade. (SILVA, 2006, p. 89).

A autora nos aponta como a reconceituação estabelece uma perspectiva de transformação e um novo horizonte na prática profissional. Essas transformações são propostas pela hegemonia da categoria, e abrem um leque de possibilidades na estruturação de novos tempos com ações comprometidas com a classe trabalhadora, e a construção de um projeto ético político para a profissão.

Essas mudanças desencadeadas na década de 70 na profissão abrem um novo posicionamento ético político para a profissão. Apontamos o ético e o político porque segundo Barroco (2008) a ética e a política estão associadas e são fundamentais para que o projeto contra hegemônico da profissão possa criar corpo, e objetivar projetos humanos que permitam o ideal emancipatório, em face da barbárie da exploração, e possa caminhar para a busca de superação da realidade capitalista.

A ética é preceito fundamental para a atuação comprometida no Serviço Social. A ética e a política foram assumindo dimensões amplas na profissão ao longo de sua trajetória histórica. A profissão do Serviço Social possui um Código de Ética que foi reformulado em 1986 e 1993. Segundo Barroco (2008) a elaboração de teorias em sólida fundamentação Marxista levou à compreensão dos fundamentos sócio-históricos da profissão do Serviço Social e conduziu a uma ruptura com os pressupostos da visão conservadora, possibilitando uma base crítica de reflexão sobre a ética profissional, e uma reorientação para construção de um novo Código de Ética.

O novo Código de Ética foi instituído pela resolução CFESS nº237/93 de março de 1993, e traz em seu texto a perspectiva para uma atuação profissional compromissada com a classe trabalhadora, a ética, a liberdade, a emancipação, a autonomia, a democracia, a justiça social, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com