TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O orçamento de caixa

Seminário: O orçamento de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Apesar de todo progresso tecnológico em que vivemos atualmente, algumas empresas ainda apresentam uma estrutura bastante precária no que tange a tomada de decisões. Ora por incapacidade, ora por desconhecimento de novas técnicas já existentes, ou por resistência as mudanças que por certo, se tomassem conhecimento a utilizariam como ferramenta para seu desenvolvimento no mercado de trabalho.

Uma destas técnicas utilizadas por inúmeras empresas bem sucedidas é a prática do processo de orçamento de caixa, que vem contribuir de maneira significativa ao seu crescimento, pois estabelece uma margem até onde esta empresa pode ir sem prejudicar-se em outros setores, ou seja, sabe-se o quanto pode e deve ser investido em cada tomada de decisão.

Portanto, necessário se faz um estudo minucioso sobre esta ferramenta, de antemão, sobre suas particularidades, para então, podermos avaliar quanto a sua aplicação e benefícios na empresa.

Através deste trabalho poderão ser identificados o conceito e algumas particularidades sobre orçamento de caixa, tais como principais características, tipos, benefícios, dificuldades de implantação, necessidade, dentre outros.

Necessário dizer ainda, que as propriedades comerciais da atualidade estão inseridas em um mercado muito competitivo, o que acaba resultando numa dificuldade muito grande de se obter lucros e de tornar uma propriedade rentável.

A tomada de decisão tem um papel essencial neste ambiente. Neste contexto destaca-se a importância dos controles financeiros através do fluxo de caixa que é uma ferramenta financeira proporcionando subsídios para a analise das demonstrações, tanto verticais como horizontais, para a administração dessas propriedades.

2 ORÇAMENTO DE CAIXA

Dentro do Orçamento de Caixa o planejamento é um importante componente da vida organizacional capaz de dar-lhe condições de rumo e continuidade em sua trajetória em direção ao sucesso. Dentro das funções administrativas, o planejamento figura como primeiro papel a ser desenvolvido precedendo as atividades de organização, direção e controle.

Necessário dizer, que o orçamento de caixa dentro de uma empresa é um elemento fundamental para que se tenha uma boa previsão contábil, tendo em vista que este orçamento é de interesse de todos dentro de uma empresa, em especial aos proprietários, gerentes e investidores, pois é através destes que a entidade atingirá seus objetivos, tendo em vista ser o capital a peça chave para impulsionar uma empresa em um mercado altamente competitivo.

Através de um orçamento de caixa as empresas conseguem se estruturar devidamente para atingir as metas formuladas nos objetivos da organização, tais como contratar serviços de melhor qualidade ou mesmo especializado em determinada área, adquirir ativos, efetuar campanhas de marketing, inovar o processo de produção, acrescentar novas tecnologias, dentre outros.

Importante ainda salientar que o objetivo maior de uma empresa sem qualquer dúvida é o lucro, e como bem cita Gitman (2002, p.18) o objetivo do negócio e do administrador financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas ao longo do tempo.

Assim, percebe-se a importância de um adequado planejamento financeiro, em especial orçamentos bem estruturados de acordo com os objetivos que a entidade se propõe a trabalhar e ferramentas que possibilitem a tomada de decisões mais ágeis e certeiras.

Vale dizer ainda, que conforme preceitua Filho (2003, p. 63) o planejamento financeiro direciona as mudanças da empresa. Tais mudanças compreendem na identificação das metas financeiras, na análise das diferenças entre essas metas, na situação atual da empresa e ainda, na proposição de um conjunto de ações necessárias para que a empresa consiga alcançar as metas financeiras determinadas. Figueiredo (2004, p.139) explana sobre o assunto dizendo que o planejamento financeiro ou orçamentário é uma atividade que deve ser vista como uma implementação de um segmento anual do planejamento de longo prazo, sendo que o orçamento expressa este plano em termos financeiros e à luz das condições correntes.

Vale dizer, que um planejamento orçamentário produtivo depende de vários outros fatores, dentre eles, um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com