TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perigo da história única - Chimamanda Adichie

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O perigo da história única - Chimamanda Adichie

        Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, em sua narrativa "O perigo da história única" aborda a dicotomia entre o real e o subvertido, isto é, o poder. Afim de desmascarar o perigo da história única, Adichie elenca a ignorancia de um povo que, eivado por esta, reproduz e legitima discursos falaciosos repletos de estigmas e minoracão, discursos estes responsáveis pela perpetuacao do poder dos criadores dessas histórias.

        Enquanto nigeriana cita a África e a única história de devastacao, miséria, calamidade, fome e subalternidade que a pormenoriza. Para tanto, vale-se da sua experiencia ao graduar-se nos Estados Unidos e ser vista por todos com piedade, unicamente, por ser advinda da África, fato este norteador de seu compromisso com a ruptura de um único saber e, por consequencia, da história oculta.

        Chimamanda, a partir de sua história desmascara não só inúmeras histórias ocultas, mas, principalmente, o poder. O Brasil, cedico de ínumeras histórias únicas, principia em sua colonizacao, descrita meramente por portugueses, obcecados pela síndrome da superioridade e pelo poder. Os índios cedem lugar aos primeiros povos brasileiros humilhados, ou melhor, desumanizados, haja vista sua inexitosa domesticacao em razão de sua preguica infame, conforme nos foi dito desde o primário por nossa história.

        A própria história brasileira nos é narrada sob um único olhar, olhar de ambiciosos colonizadores, responsáveis pela perpetuacao de estigmas irreparáveis, violador de dignidade e, principalmente, de vida. Os índios são um povo sem voz, um povo que incrivelmente ainda resiste, um povo assolado pela subserviencia ao poder e que em decorrencia deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com