TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chimamanda Adichie e o perigo de uma única / história Arte e Cultura nigeriana

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

Chimamanda Adichie e o perigo de uma única história

Arte e Cultura nigeriana

Maceió, 2015


ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

Chimamanda Adichie e o perigo de uma única história

Arte e Cultura nigeriana

Trabalho para a obtenção de nota referente à disciplina de Filosofia sobre a orientação do professor Erik Marcelo de Moura

Maceió, 2015

Chimamanda Adichie e o perigo de uma única história

Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana de 37 anos, concedeu uma palestra no TED, evento norte-americano que procura inspirar pessoas através de suas conferências, buscando desmascarar o olhar de uma plateia que passou a vida inteira acreditando em histórias sobre o seu continente contadas pelos colonizadores europeus e, posteriormente, escritores norte-americanos e também europeus. Quando começou a escrever, aos sete anos, Chimamanda escrevia histórias em que as personagens eram tipicamente europeias: loiras, brancas, de olhos azuis, comiam maçãs e brincavam na neve. A escritora diz que isso mudou quando descobriu os livros africanos, e percebeu que pessoas com a mesma etnia que ela tinham espaço na literatura. Quando completou 19 anos, Chimamanda se mudou para os Estados Unidos, para cursar a faculdade. Ela cita a surpresa que sua colega de quarto sentiu ao perguntar como ela conseguis falar inglês tão bem, não sabendo que o idioma oficial da Nigéria é o inglês.

Essa palestra nos leva a pensar sobre os diferentes lados de cada história, e que não podemos definir algo apenas por uma única história. O problema, porém, está ligado a um fator determinante da sociedade capitalista: o poder econômico. O predomínio de escritores naturais de países centrais no cenário cultural do mundo – como os escritores europeus e norte-americanos - é gritante, uma vez que estes possuem condições financeiras de dominar o mercado e liderar os rankings de venda e as indicações a prêmios literários. Esse poderio gera um estereótipo africano que não representa a grande diversidade cultural que existe nesse enorme continente.

Arte e Cultura Nigeriana

A arte e a cultura da Nigéria são variadas, assim como os 374 grupos linguísticos no país. A cultura nigeriana é rica em tradições orais, filosofia, ritos e rituais, dança, música, moda e artes cênicas. Cada grupo linguístico do país tem o seu próprio modo de vestir, que variam de panos amarrados na parte inferior do corpo acompanhados na cabeça por lenços de vários tamanhos, formas e cores até roupas longas trabalhadas a panos amarrados na cintura e camisas vestidas por cima. Nas artes plásticas, muitas esculturas do país podem ser encontradas em galerias populares e museus ao redor do mundo. [pic 1]

Descobertas arqueológicas da Cultura Nok indicam que a herança cultural da Nigéria se data de mais de 2.000 anos. Na música, várias formas da música tradicional intercalam-se com formas modernas como Afro-Beat, Juju, High-life e Pop, etc. Na parte religiosa, as principais religiões são o Cristianismo, Islamismo e a religião tradicional. Essa última tem rituais profundamente enraizados em sua cultura. Alguns rituais específicos são tão populares que se metamorfosearam em festivais, alguns se tornaram atrações turísticas. Um exemplo desse tipo de atração é o festival de Oxum de Oshogbo. Na literatura, muitos escritores já ganharam honras por sua habilidade em escrever, incluindo Chinua AchebeWole SoyinkaKen Saro-WiwaCyprian EkwensiBuchi EmechetaElechi Amadi e Ben Okri. Escritores de uma geração mais jovem aclamados pela crítica incluem Chimamanda Ngozi AdichieFrancis OhanyidoSefi AttaHelon HabilaHelen Oyeyemi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (508.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com