TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema da construção de um planeta estável, país ou célula base

Artigo: O problema da construção de um planeta estável, país ou célula base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Sustentável.

O termo “Desenvolvimento Sustentável” foi utilizado, ao que se sabe, primeiramente no início da década de 1.980, por Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, quando definiu comunidade sustentável como aquela “capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras”. Anos após, no próprio Relatório Brundtland consagrou-se o conceito de desenvolvimento sustentável, como base às suas propostas de cunho protetor do ambiente e do desenvolvimento das nações: “O Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”.

O conflito entre os objetivos de satisfação dos interesses humanos, que configuram o desenvolvimento, e o comprometimento do futuro da espécie pela exploração excessiva dos recursos, mostra claramente que é fácil definir o desenvolvimento sustentável, porém bastante problemática sua viabilização prática. Da maneira como hoje vêm agindo os humanos nas tarefas pertinentes a sua ocupação planetária ampla, nem todas as necessidades do presente estão sendo atendidas – nem o serão, a curto prazo –, nem se lega às gerações futuras a possibilidade de atenderem suas próprias necessidades. Ao contrário, o bolsão de miséria se expande e se agrava velozmente e o déficit ambiental cada vez mais se amplia. Por isso o desenvolvimento sustentável tem que ser um programa pensado, trabalhado e implementado em níveis planetários, globais e urgentes. Urge a construção de mecanismos que possibilitem a sua viabilização prática.

Se a necessidade de se promover um desenvolvimento com bases sustentáveis é global, o campo mais fértil para sua implementação é a célula administrativa do Estado, ou seja, o Município, impondo-se, em primeiro passo, a constituição de cidades sustentáveis. Um dos instrumentos melhor adequados à formulação de políticas de desenvolvimento sustentável, no âmbito municipal, é a Agenda 21 Local do município. Observe-se que todo o direcionamento de construção de agendas 21, sejam elas a global, as nacionais ou as locais converge para a construção de um planeta, um país ou uma célula base sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com