TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Project Management?

Projeto de pesquisa: O que é Project Management?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 - Passo1

O que é Gestão de Projetos?

“É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.”

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

É por isso que essa prática está ganhando força nas empresas brasileiras - com um certo atraso em relação às estrangeiras, diga-se de passagem. A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes e o bom de investimentos alavancados pela realização de grandes eventos esportivos no país, as empresas daqui começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo.

A Gestão de Projetos, Administração de Projetos ou Gerência de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes.

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. A atualidade demonstra o aumento pela procura de gerentes de projetos, fato facilmente comprovado por meio dos anúncios de vagas na Internet, disponibilizados por meio dos diversos Sites de anúncios de empregos, seleção e recrutamento de profissionais. Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, fazendo surgir diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que essa área está se popularizando. Todavia, os projetos dependem de gerenciamento específico e de acordo com as operações contínuas de cada empresa. O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciada e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para se mantiver no mercado por meio de inovações constantes.

Etapa 1 – Passo 2 e 3

Nosso projeto é em curto prazo, partindo da ideia, queremos desenvolver em mês, queremos contar com ajuda de parceiro, apoiadores e voluntários e principalmente envolver toda a nossa empresa neste projeto. A execução de Projetos está associada à capacidade coordenação do gestor sobre os recursos de um projeto (recursos técnicos, materiais, humanos e financeiros) no sentido de direcioná-los ao cumprimento das Metas e Objetivos do projeto.

O ato de coordenar as ações e fazê-las ocorrer no tempo certo, no lugar correto, usando os recursos necessários é o principal trabalho de um gestor ou coordenador de projetos e essa função será tão complexa, quanto à complexidade do projeto que ele está gerindo. Saber de antemão o que deve ser feito, quando deve ser feito, quem fará, quanto custará é necessário para que se possa medir e avaliar o andamento de um projeto e auxiliar o gestor na coordenação dos recursos. Sem saber o que deveria ocorrer, quando e onde não é possível dizer se há algo errado ou não com o andamento do projeto. Não é possível avaliar, nem aprender com os erros, pois se não há uma referência, torna-se impossível comparar o previsto com o realizado.

Organizar o Projeto em Etapas, fases e ações contribui para se detalhar as atividades e permite ordená-las, priorizá-las e inter-relacioná-las. É preciso definir o que deve ser feito ao mesmo tempo, o que precisa ser concluído em determinado prazo, o que precisa de prazos legais ou técnicos para ser concluído, bem como o que não deve ser iniciado antes da conclusão de determinada fase e assim por diante.

1. Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

Feira Junina no espaço do Hospital Bondrini com lucro voltado para crianças com câncer. Festa feita e organizada pela nossa empresa, contando com ajuda de voluntários, colaboradores e seus familiares.

2. Quais os resultados esperados pelo grupo com a execução desse projeto?

Esperamos a participação de muitas pessoas, não pensamos em nos promover e sim na boa condição de vida das crianças e suas famílias dentro do hospital.

3. Baseando-se nos resultados esperados pelo grupo, qual seria o melhor resultado?

Seria uma festa com um grande numero de participação

4. Quanto tempo o grupo levará para montar e executar esse projeto?

Nosso planejamento é de um mês

5. Quanto custará esse projeto?

Nossa previsão do custo é em cerca de R$ 30.000,00

6. Quais são os possíveis parceiros/patrocinadores desse projeto?

Etapa 2 – Passo 1 e 2

Risco de não termos sucesso, da não aceitação do nosso publico. Da divulgação não ser suficiente para atrair quantidade de pessoas que esperamos.

Solução: Fazer uma grande divulgação, conscientizar as pessoas que se trata de um projeto social, a fim de ajudarmos as crianças do Boldrini.

Etapa 2 – Passo 3

Atividades Prazo Responsabilidade

Atividade 1 Decisão da data 1 semana Donos da Empresa

Atividade 2 Cotações de fornecedor 1 semana Dep. de Compras

Atividade 3 Decisão do que comprar e quantidade 1 semana Financeiro

Atividade 4 Divulgação da festa 1 semana Marketing Institucional

Atividade 5 Compra dos produtos 4 semana Dep. de Compras

Atividade 6 Preparação da decoração 4 semana

Atividade 7 Envolvimento com os parceiros e patrocinadores 1 semana Empresa

Atividade 8 Realização da festa 5 semana Todos

Etapa 3 – Passo 1 e 2

a) Lista dos recursos necessários para a execução do Projeto

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com