TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é pesquisa científica?

Resenha: O que é pesquisa científica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Pesquisa Científica

Pesquisa Cientifica é a realização concreta de uma investigação planejada , desenvolvida e redigida de acordo com as normas da Metodologia consagradas pela Ciência . Atividade que permite estabelecer conjunto de conhecimentos que nos auxilia na compreensão da realidade e nos orienta em nossas ações .

1 - Há uma diversidade de métodos e técnicas e o seu correto domínio e uso são essenciais para a elaboração de uma pesquisa de qualidade, ou seja, valorada como científica pela comunidade acadêmica.

2 - A determinação dos objetos possíveis de estudos científicos, assim como dos métodos científicos, tem motivado diversas pesquisas na Filosofia da Ciência, História da Ciência, Sociologia, Antropologia. As relativizações dos padrões universais da metodologia científica podem ser estudadas em autores como Thomas Kuhn (A estrutura das revoluções científicas), Pierre Bourdieu (A economia das trocas simbólicas), Boaventura de Souza Santos (Introdução a uma ciência pós-moderna) e Richard Rorty (A filosofia e o espelho da natureza).

3 - Assim, podemos responder que a pesquisa jurídica é científica se obedece aos critérios de cientificidade de sua comunidade, donde se conclui que a metodologia das ciências experimentais, apesar de sua influência no pensamento jurídico, não é critério universal para a qualificação de uma pesquisa como científica.

Por que Fazer?

Como ocorre o despertar para a realização de uma pesquisa?

A pesquisa em si é realizada com o objetivo de descobrir algo novo, ou para corroborar ou refutar algo já conhecido. A motivação básica que leva o indivíduo a realizar uma pesquisa científica é o aprendizado, seja do método científico, seja das técnicas empregadas ou ainda do assunto em foco na pesquisa. Outros aspectos menos nobres como projeção acadêmica, titulação ou melhoria financeira são motivos que também levam o indivíduo a realizar uma pesquisa científica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com