TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um bom curso a distância?

Tese: O que é um bom curso a distância?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: O que é um bom curso a distância?

MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância? Programa Salto para o Futuro da TV Escola sobre educação a distância em 2002.

Nesse artigo, o autor trata de forma simples o estudo e ensino de qualidade em ambientes virtuais. Para ele, os recursos tecnológicos são importantes, mas não decisivos para que o curso a distância tenha sucesso. Ele fala da valorização humana e da técnica dos profissionais envolvidos.

Quando trata da experiência em sala de aula presencial comparada ao ambiente virtual, destaca que um bom curso é aquele onde professores atuam como provocadores do saber. “Um bom curso, presencial ou à distância, depende, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que sabem motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos.”

Diz ainda que “o grande educador atrai não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Há sempre algo surpreendente, diferente no que diz, nas relações que estabelece, na sua forma de olhar, na forma de comunicar e de agir.”

Em contrapartida, o autor fala que além dos professores, para um curso ter sucesso, depende também dos alunos. “Alunos curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador.”

A equipe de administradores, diretores e coordenadores, também é importante para um bom curso a distância. Moran destaca que eles devem entender todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, contribuindo assim “para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação.”

Além disso, não menos importante é a equipe de produção didática e técnica, que é quem traça o caminho que deve ser percorrido. Mas, o autor ressalta que esse tracejo não seja engessado, que além dessa equipe, professores, alunos e tutores possam personalizar e incrementar o curso.

Moran destaca que além dos materiais disponibilizados nos ambientes virtuais, é importante que se apresente outras fontes para ampliar os horizontes de busca ao conhecimento.

Por fim, diz que um bom curso “é aquele que nos entristece quando está terminando e nos motiva para encontrarmos formas de manter os vínculos criados. Um bom curso é aquele que termina academicamente, mas continua na lista de discussão.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com