TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um link serial?

Tese: O que é um link serial?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

O que é comunicação Serial?

Em telecomunicações e ciência da computação, comunicação serial é o processo de enviar dados um bit de cada vez, sequencialmente, num canal de comunicação ou barramento. É diferente da comunicação paralela, em que todos os bits de cada símbolo são enviados juntos. A comunicação serial é usada em toda comunicação de longo alcance e na maioria das redes de computadores, onde o custo de cabos e as dificuldades de sincronização tornam a comunicação paralela impraticável. Para curtas distâncias, barramentos seriais estão se tornando cada vez mais comuns devido ao ponto em que as desvantagens dos barramentos paralelos (densidade de interconexão) superam suas vantagens de simplicidade.

História de como Surgiu

Há apenas algumas décadas atrás, não havia um padrão definido de comunicação entre um microcomputador pessoal e seus periféricos. A maioria das impressoras era do tipo serial e não paralela, ou USB, como nos dias de hoje. Não havia qualquer garantia de compatibilidade entre estas e um microcomputador. Os usuários tinham que “rezar” para que o “periférico” adquirido com tanto suor e trabalho (que na época era extremamente caro) fosse compatível com seu microcomputador E na grande maioria, não eram!

Depois de tanta confusão, alguns fabricantes resolveram juntar-se em associações para defender alguns padrões. Assim, nasceu em 1969 o padrão de comunicação serial RS-232, criado pela EIA (Electronic Industries Association), os Laboratórios Bell e diversos fabricantes de equipamentos de comunicação daquela época. Então, foi formulada e distribuída a norma EIA RS-232 que após algumas revisões, transformou-se na conhecida e utilizada até os dias de hoje, EIA RS-232C, divulgada em 1969. Este padrão prevê a comunicação entre “Equipamentos de Dados – DTE- Data Terminal Equipment” (PC, por exemplo) e “Equipamentos de Comunicação de Dados – DCE - Data Communications Equipment” (modem ou outro periférico). A norma definiu as características elétricas (níveis de sinal e seus respectivos valores) e mecânicas (tipo de conectores e sua respectiva pinagem).

Comunicação Serial

Níveis do sinal elétrico e seu comportamento lógico

Uma parte da norma define as características do sinal elétrico, existem apenas dois níveis lógicos possíveis: “0” lógico e “1” lógico. Não há outro nível ou estado intermediário. A norma prevê níveis de tensão DC entre -3V e -15V para o nível lógico “0” e +3 V e +15 V para o nível lógico “1”. Essas tensões devem ser consideradas com “carga”, ou seja, somente com DTE e DCE devidamente conectados. Os níveis de tensão entre -3 V e 3 V são considerados indefinidos e devem ser evitados. Ela exemplifica a transmissão dos caracteres “A” (41H) e demonstra o que foi dito até o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com