TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da sociologia

Tese: O surgimento da sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

1. O surgimento da sociologia liga-se em parte aos desenvolvimentos ocorridos na modernidade, como as Revoluções industrial e francesa, o absolutismo, o renascimento e as grandes navegações. Foi a partir da Revolução industrial que houve significativas mudanças nas condições de existência em sociedade, mas concorrendo com elas, vieram também circunstâncias criadas por uma corrente de pensamento, o Iluminismo, que provinha da Revolução Francesa. Houve transformações econômicas que provocou modificações na forma de conhecer a natureza a cultura. O absolutismo foi uma forma de governo em que o poder era concentrado nas mãos de apenas uma pessoa, o monarca. Esse é responsável por todas as decisões do Estado, sem nunca consultar o povo. Já o renascimento, foi um movimento cultural que contribuiu para o desenvolvimento da música, literatura e nas artes em geral. Mas também estava relacionado à expansão marítima, o absolutismo e a reforma religiosa. As grandes navegações dão-se a partir da Revolução Comercial que se caracteriza pela expansão marítima, onde essa expansão tinha por objetivo a busca de novos mercados para satisfazer o mercado interno. Essa revolução foi caracterizada por uma transição de modelo econômico, saía-se do sistema feudalista e consolidava-se o sistema capitalista, fato o qual é datado historicamente pelo surgimento da sociologia.

2. Para Durkheim, a sociedade é como um campo de coesão social, integração e manutenção da ordem. Ela deve ser vista como um organismo vivo que é composto por várias partes, e ele usa o método funcionalista, isto é, cada parte cumpre uma função em relação ao todo. Para Weber, a sociedade existe, mas não é algo acima das pessoas. Ela é o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Ele usa a relação de dominadores e dominados, estabelecendo uma obediência entre eles. Definindo três formas de dominação: a tradicional que é definida por hábitos, costumes e tradições; a carismática, que faz referência à bravura e reconhecimento pelos dominados; e a burocrática, que é necessária a impessoalidade, lei e ordens. Para Marx, a sociedade é um conjunto de relações sociais marcado pela luta de classes, sendo que essas seriam constituídas nas relações de produção dominantes e subordinadas bem como na superestrutura ou formas de regularização das relações sociais.

3. É defendido por Durkheim que o Estado é fundamental para a sociedade que fica a cada dia maior e mais complexa e tem como função moral de controlar os indivíduos. Já Weber, acredita que o Estado é uma organização burocrática, criando uma relação de homens dominando homens mediante força física considerada legítima. E, por fim, Weber conceitua o Estado como uma expressão jurídica e política da sociedade burguesa. Ele serve para garantir os interesses da classe dominante e seu aparecimento seria o principal objetivo das classes populares.

4. Para cada pensador, assemelha-se a idéia de que o todo (a sociedade) é superior às partes (os indivíduos). Mas eles possuem diferentes concepções em como o Estado atua, por exemplo, Durkheim defende a idéia de que a sociedade, através do trabalho, interage e cria-se a solidariedade; Marx afirma que a sociedade é explorada e que essa exploração deve ser extinta, assim, a luta das classes prevalece; Weber visa a idéia de lucro e usa o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com