TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tempo e a política no pensamento de Maquiavel

Por:   •  19/11/2015  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

O TEMPO E A POLÍTICA NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL

        O texto de Letícia de Campos Velho Martel, aborda um pouco da história Renascentista na Itália, afim de contextualizar as ideias de Maquiavel de acordo com sua época.

        O Renascimento italiano começa nos séculos XVII e XVIII, as Cidades-Estados passam por grandes desenvolvimentos e progresso, crescimento da urbanização e do comércio, começam a surgir os primeiros bancos. Em Florença há a derrubada dos regimes feudais e ocorre uma grande instabilidade, muitos grupos lutam pelo poder.

        Apesar de ser o primeiro o Renascimento italiano não evoluiu como esperado, mas deixou o legado e o caminho para outros países seguirem.

        Apresenta-se varias concepções e interpretações de tempo, de extrema importância para a filosofia social. Os antigos compreendiam o tempo em uma visão cíclica, tudo possuía um fim e um renascer, tudo acontecia em um eterno círculo. Assim para os antigos o homem não possuía a capacidade de alterar o destino.

        Para os Cristãos essa visão cíclica era rejeitada, a visão destes era linear há um ponto de partida e um de chegada, para Pocock o Deus do Cristianismo dirige a vida terrena de modo que a mente humana é inábil de entender. Assim  toda fortuna, por exemplo, é uma coisa boa pois vem da Providência divina.

        Os renascentistas não adotam nenhuma destas concepções de tempo, eles acreditavam na capacidade do homem de modificar o destino e apossa-se deste. A visão cíclica permanecia mas não como os antigos interpretavam, ação do homem foi reconhecida. O homem poderia intervir adiantando ou adiando o final e recomeço.

        O pensamento de Maquiavel transferiu a compreensão dinâmica do tempo para a política. Maquiavel adota a versão cíclica de tempo, ele acredita no nascer, crescer e morrer das coisas mas acima de tudo acredita na capacidade humana de afetar a velocidade deste movimento.

Sabendo que um governo, ou pessoa irá definitivamente expirar, Maquiavel julga o homem em posse de idealizar estratégias para retardar essa queda certa. Aconselha-se a semelhar-se a alguém que se manteve no poder em uma situação parecida.

        A interpretação temporal de Maquiavel é simbolizada por meio da Fortuna. Para os antigos a Fortuna era uma deusa imprevisível que deveria ser temida mesmo quando trouxesse abundancia de graças. Já para os Cristãos  buscar a Fortuna era desmerecedora porque esta era uma dádiva concedida exclusivamente pela  Providência divina.

        Para Maquiavel a  Fortuna  é uma mulher seduzível, influenciável, dominável e domável. Isto é possível porque a Fortuna, o destino, é pertencente ao homem, que homens de ação devem tomar as rédeas do tempo. O homem de Maquiavel é dinâmico e transforma o tempo.

        Maquiavel utiliza do adjetivo virtú  para caracterizar o potencial do homem da política em intervir na trajetória das coisas e prevenir-se quanto ao futuro. A virtú  é agir sobre o tempo com sabedoria e lucidez, moldar Fortuna  de acordo com sua vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com