TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de drogas e suas consequências

Tese: O uso de drogas e suas consequências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de aula

Ensino Médio

Drogas: uma questão de vida

1- IDENTIFICAÇÃO:

TEMA: O uso de drogas e suas consequências

NÍVEL DE ENSINO: 8º ano ensino médio

DURAÇÃO: 50 MIN

ÁREA DE CONHECIMENTO: BIOLOGIA

(Corpo humano/ Fisiologia)

2- OBJETIVOS:

2.1- Geral:

- Identificar e analisar o uso de diferentes tipos de drogas na cidade de Brasília.

2.2- Específicos:

- Elencar os principais tipos de drogas e tabular;

- Reconhecer as consequências sociais, familiares e físico-psicológicas do uso de drogas;

- Identificar e propor estratégias para evitar o uso de drogas;

- Discutir sobre uma vida saudável sem drogas.

3- CONTEÚDOS:

O que são drogas; (15 min)

Classificação das drogas; (10 min)

Adolescentes: fatores de risco e fatores de proteção (25 min)

4- METODOLOGIA/ESTRATÉGIA:

Aula expositiva oral e dialogada;

Leitura de textos;

Apreciação do filme “Doenças crônicas — Drogas lícitas e ilícitas — DST/AIDS”, chamando a atenção para como evitar o uso de drogas lícitas e ilícitas no nosso dia-a-dia;

5- RECURSOS DIDÁTICOS:

Vídeos;

Vídeo drogas e suas consequências: Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=nDOlNhxwYLw

texto:

O adolescente e o problema drogas

Entre os impedimentos para a auto identificação, no período da adolescência, destaca-se a rejeição. Caracterizado pelo abandono a que se sente relegado o jovem no lar, esse estigma o acompanha na escola, no grupo social, em toda parte, tornando-o tão amargurado quão infeliz. Sentindo-se impossibilitado de auto realizar-se, o adolescente, que vem de uma infância de desprezo, foge para dentro de si, rebelando- se contra a vida, que é a projeção inconsciente da família desestruturada, contra todos,o que é uma verdadeira desdita. Daí ao desequilíbrio, na desarmonia psicológica em que se encontra, é um passo.

Os exemplos domésticos, decorrentes de pais que se habituaram a usar medicamentos sob qualquer pretexto, especialmente Valium e Librium, como buscas de equilíbrio, de repouso, oferecem aos filhos estímulos negativos de resistência para enfrentar desafios e dificuldades de toda a natureza. Demonstrando incapacidade para suportar esses problemas sem a ajuda de químicos ingeridos os, abrem espaço na mente da prole, para que, mediante dificuldades, fuja para os recantos da cultura das drogas que permanece em voga.

Por outro lado, a exuberante propaganda a respeito dos indivíduos que vivem buscando remédios para quaisquer

pequenos achaques, sem o menor esforço para vencê-lo através dos recursos mentais e atividades diferenciadas, produz estímulos nas mentes jovens para que façam o mesmo, e se utilizem de outro tipo de drogas, aquelas que se transformaram em epidemia que avassala a sociedade e a ameaça de violência e loucura.

O alcoolismo desenfreado, sob disfarce de bebidas sociais, levando os indivíduos a estados degenerativos, a perturbações de vária ordem, torna- se fator predisponente para as famílias seguirem o mesmo exemplo, particularmente os filhos, sem estrutura de comportamento saudável.

O tabagismo destruidor, inveterado, responde pelas enfermidades graves do aparelho respiratório, criando dependência irrefreável, transformando- se em estímulo nas mentes juvenis para a usança de tais bengalas psicológicas, que são porta de acesso a outras substâncias químicas mais perturbadoras.

A utilização da maconha, sob a justificativa de não ser aditiva, apresentada como de consequências suaves e sem perigo de maiores prejuízos, com muita propriedade também denominada erva do diabo, cria, no organismo, estados de dependência, que facultarão a utilização de outras substâncias mais pesadas, que dão acesso à loucura, ao crime, em desesperadas deserções da realidade, na busca de alívio para a pressão angustiante e devoradora da paz.

Os conflitos, de qualquer natureza, constituem os motivos de apresentação falsa para que o indivíduo se atire ao uso e abuso de substâncias perturbadoras, hoje ampliadas com os barbitúricos, a heroína, a cocaína, o crack e outros opiáceos.

E não faltam conflitos na criatura humana, principalmente no jovem que, além dos fatores de perturbação referidos, sofre a pressão dos companheiros e dos traficantes - que se encontram nos seus grupos sociais com o fim de os aliciar; a rebelião contra os pais, como forma de vingança e de liberdade; a fuga das pressões da vida, que lhe parece insuportável; o distúrbio emocional, entre os quais se destacam os de natureza sexual...

A educação no lar e na escola constitui o valioso recurso psicoterapêutico preventivo em relação a todos os tipos de drogas e substâncias aditivas, desvios comportamentais e sociais, bengalas psicológicas e outros derivativos.

A estruturação psicológica do ser é- lhe o recurso de segurança para o enfrentamento de todos os problemas que constituem a existência terrena, realizando- se em plenitude, na busca dos objetivos essenciais da vida e aqueloutros que são conseqüências dos primeiros.

Quando se está desperto para as finalidades existenciais que conduzem à auto -realização, à auto- identificação, todos os problemas são enfrentados com naturalidade e paz, porquanto ninguém amadurece psicologicamente sem as lutas que fortalecem os valores aceitos e propõem novas metas a conquistar.

Os mecanismos de fuga pelas drogas, normalmente produzem esquecimento, fugas temporárias ou sentimento de maior apreciação da simples beleza do mundo, o que é de duração efêmera, deixando pesadas marcas na emoção e na conduta, no psiquismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com