TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÕES DE TRABALHO NO PRIMEIRO TRIMESTRE 2014-1

Tese: OBSERVAÇÕES DE TRABALHO NO PRIMEIRO TRIMESTRE 2014-1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA – CAXIAS DO SUL – CURSO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

TRABALHO PARA NOTA REFERENTE AO PRIMEIRO BIMESTRE 2014-1

ALUNO: EDERSON POLETTO MARAN RA: 8814315218

PROFESSOR: EDSON LOPES

Vou descrever os principais instrumentos utilizados hoje no controle de processos e produtos utilizados na indústria em geral, mais especificamente no setor metal-mecânico na área de metrologia para inspeção da qualidade.

Paquímetro: O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, é o instrumento utilizado em praticamente todas as indústrias. Temos alguns exemplos como: Paquímetro digital: é um instrumento de medição linear dotado de um cursor que desliza numa régua. Ele foi concebido para tomar medições lineares externas por contato. Ele pode também medir dimensões internas, profundidades, ressaltos dentre outras, dispensando a interpretação da leitura. Utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos, trata-se do tipo mais usado, Paquímetro universal com relógio: o relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição, Paquímetro duplo: serve para medir dentes de engrenagens, Paquímetro com bico móvel (basculante): empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes, Paquímetro de profundidade: serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos. Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste com gancho.

Relógio comparador: Relógios apalpadores são instrumentos de medição utilizados na indústria para diversos fins, como a excentricidade de peças, o alinhamento e centragem de peças nas máquinas, os paralelismos entre faces, medições internas e medições de detalhes de difícil acesso. Seu funcionamento consiste basicamente num mecanismo que transforma o deslocamento radial de uma ponta de contato em movimento axial transmitido a um relógio comparador, no qual se pode obter a leitura da dimensão.

Micrômetro: Fazer a medição de objetos e verificar a sua espessura em pequenas dimensões, o qual também consegue verificar a sua altura, largura e profundidade. O seu amplo uso se dá, em especial, na indústria mecânica, onde é usado para medir peças de máquinas. O seu formato assemelha-se a um parafuso micrométrico, obtendo mais precisão nos resultados do que o paquímetro. Os micrômetros são altamente sensíveis a choques térmicos ou mecânicos, o que exige de seus usuários cuidados especiais ao guardá-los, mantendo o instrumento em locais com temperatura ambiente, para que não descalibrem. Exemplos mais usados: de Profundidade: conforme a profundidade a ser medida, utilizam-se hastes de extensão, que são fornecidas juntamente com o micrômetro, de Arco Profundo: serve para medições de espessuras de bordas ou de partes salientes das peças, Disco nas hastes: é empregado para medir dentes de engrenagens, Medir roscas: especialmente construído para medir roscas triangulares, este micrômetro possui as hastes furadas para que se possam encaixar as pontas intercambiáveis, conforme o passo para o tipo da rosca a medir.

Régua Graduada: Muito utilizada na medida de comprimento, a régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessa lâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.

Metro articulado: O metro articulado é um instrumento de medição linear, fabricado de madeira, alumínio ou fibra.

Trena: Trata-se de um instrumento de medição constituído por uma fita de aço, fibra ou tecido, graduada em uma ou em ambas as faces, no sistema métrico e/ou no sistema inglês, ao longo de seu comprimento, com traços transversais. Em geral, a fita está acoplada a um estojo ou suporte dotado de um mecanismo que permite recolher a fita de modo manual ou automático. Tal mecanismo, por sua vez, pode ou não ser dotado de trava.

Rugosímetro: Utilizado para inspeção de rugosidade de um material, ou seja, verifica-se no caso em uma área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com