TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OP_ De Departamento

Trabalho Escolar: OP_ De Departamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS

PORTFÓLIO 2

OPERAÇÕES DO DEPARTAMENTO PESSOAL

...............................................................................................................................

PORTFÓLIO 2

OPERAÇÕES DO DEPARTAMENTO PESSOAL

Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina de Operações do Departamento Pessoal.

Respostas

.............................................................................................................

1 – a) São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas cujas condições ou métodos de trabalho exponham os funcionários em riscos de saúde. Se tornando algo acima dos limites de tolerância das características em relação aos seus efeitos.

Existem graus de insalubridade, são eles máximo, médio e mínimo, onde os funcionários recebem respectivamente, 40%, 20% e 10% do salário mínimo, salvo se, por força de lei, convenção coletiva ou sentença normativa, onde o adicional será calculado com base no salário profissional.

Existem normas especiais com relação ao adicional de insalubridade, são elas:

a) Exame médico periódico, a critério do médico encarregado;

b) Abreugrafia ou telerradiografia de tórax, sempre que o empregado estiver exposto à agentes que possam causar danos do aparelho respiratório;

c) Proibição de trabalho de menor;

d) Licença prévia das autoridades da medicina de trabalho, para a realização de hora extra;

e) Existência de lavatórios para cada 10 funcionários, o adicional de insalubridade integra a remuneração para cálculo de indenização.

Para hora extra de trabalho com adicional de insalubridade, utiliza-se o mesmo critério de hora extra, porém com base no adicional de insalubridade.

b) São consideradas atividades ou operações perigosas, aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas cujas método impliquem o funcionário com contatos permanentes com inflamáveis ou explosivos, em condições de alto risco.

O empregado recebe 30% do valor do salário-base e não do salário mínimo. Não incluindo tais acréscimos em prêmios, gratificações ou participações de lucros.

Caso o empregado trabalhe com atividades insalubres ou perigosos, deverá optar por um dos dois adicionais. É proibido o trabalho de menores em atividades insalubres ou perigosas.

c) Tem direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com