TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇAO E PRODUÇAO

Trabalho Universitário: OPERAÇAO E PRODUÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

RICARDO MARCELINO DA SILVA

TRABALHO DE DEPENDÊNCIA DE AFO

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, do Curso de Administração, da Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – FACNET/ANHANGUERA, sob orientação do(a) Professor (a) Andréia Cândido.

BRASÍLIA, 13 DE MARÇO DE 2012.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Finanças são a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido para medir a rentabilidade, uma empresa maximiza a riqueza investindo em projetos e adquirindo ativos cujos retornos combinados produzem os lucros mais altos possíveis com os menores riscos. Uma maneira de descobrir a riqueza é por intermédio do preço de sua ação ordinária. Quando o preço das ações de uma empresa aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas está aumentando. O preço das ações reage muito rapidamente a todas as informações disponíveis como também à perspectiva de mudanças futuras na riqueza da empresa.

Atualmente, os administradores financeiros dispõem de muitas ferramentas sofisticadas para solucionar difíceis problemas empresariais. Mas nem sempre foi assim. Antes de 1970, a ênfase incidia sobre as novas formas de atingir eficácia na administração do capital de giro, melhorando os métodos para manutenção de registros financeiros e de interpretaçãodos balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados. Os horizontes das finanças se ampliou desde então, e a ênfase hoje recai sobre as formas de orçar com eficácia os recursos escassos e investir os capitais nos ativos ou projetos que apresentam o melhor balanceamento de atenção principalmente porque os administradores não conseguem divulgá-los ou os promovem excessivamente. No passado, essa informação era transmitida aos analistas de títulos que , por sua vez, informavam os investidores sobre os novos progressos que ocorriam na empresa. Na melhor das hipóteses, essa informação era esporádica e sem imediação.

A meta deveria ser a disseminação de nova informação tão rapidamente quanto possível, Alcançando um grande numero de investidores. A empresa deveria procurar fazer investimentos em áreas que os investidores associem a crescimento, atração, e que possuam grande potencial. A empresa pode querer que os investidores saibam que ela esta se deslocando para áreas mais atraentes de crescimento e rentabilidade.

Os administradores devem dar maior atenção a este conceito de construção da imagem ao adquirirem novas empresas, o criarem novas linhas de produtos ou ao darem novos rumos a pesquisa. Essa parte da estratégia de investimento, seja real ou ilusioria, deve estar sempre presente na mente dos administradores quando tencionam mudar a percepção que o investidor tem do potencial de investimentos da ação da empresa.

Quase todo mundo põe em pratica aluguns princípios econômicos em uma ou outra ocasião. S alguém esta comprando ou vendendo, é natural que os vendedores mostrem os itens de maior procura, estimulando a maior venda possível. Preço é outra consideração importante, se estiver muito elevado,

risco/retorno.

O conhecimento de finanças não se deve restringir aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros. Em qualquer empresa, se contadores, estatísticos e profissionais de marketing possuírem uma avaliação e um entendimento dos princípios de finanças, poderão participar mais efetivamente do processo decisório.

A área de finanças é em parte ciência e em parte arte. A análise financeira fornece os meios de tomar decisões de investimentos flexíveis e corretas no momento apropriado e mais vantajoso.

Um administrador emite sinais favoráveis aos investidores ao estabelecer um registro de demonstrativos financeiros seguros, mostrando retornos com um crescimento rápido e contínuo, com um nível mínimo de risco. Para ter êxito, os administradores financeiros precisam se envolver com as mudanças que ocorrem constantemente no campo das finanças. Precisam lidar com as mudanças que ocorrem dentro e fora da empresa. Em resumo, os administradores financeiros são responsáveis pelo reconhecimento e pela resposta aos fatores de mudanças nos ambientes privados, públicos e financeiros.

Muitas vezes, os planos financeiros mais bem-sucedidos não recebem a devidapoucos clientes comprarão. Alguns desses princípios econômicos simples são úteis ao se tomar uma decisão correta de vender ou comprar em qualquer mercado.

Os administradores financeiros trabalham bem quando entendem como reagir eficazmente as mudanças na oferta, na demanda e nos preços ( microfatores ) e também aos fatores gerais e abrangentes ( macrofatores ). Ao aprender lidar com esses fatores, obtemos ferramentas importantes para a elaboração de um planejamento financeiro eficaz.

Ao tomar decisões de investimento, os administradores financeiros consideram os efeitos de alterações nas condições de demanda, ofertas e preços no desempenho da empresa. A compreensão da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decisões operacionais mais vantajosas. Alem disso, os administradores devem determinar o melhor momento para emitir ações, obrigações ou outros instrumentos financeiros.

As decisões pessoais são influenciadas pelas mudanças nas condições econômicas. As pessoas desenvolvem uma compreensão do ambiente econômico pela leitura de jornais e ouvindo noticias. Se o ambiente parece estar se deteriorando, os consumidores tendem a cortar gastos e a tornar mais conservadores em seus hábitos de compra. Essa reações as mudanças das forças econômicas externas, tais como o aumento ou declínio da atividade comercial e as alterações na legislação tributaria, influenciam as decisões tomadas por uma empresa.

A maioria dos

consumidores sabe que pode fazer boas compras de um produto quando a sua demanda cai. Esse tipo de decisão traz economias compensadoras. Por exemplo, cartões de natal são vendidos por preços bem baixos após a data natalina.

Tomar decisões no momento adequado em função das mudanças dos fatores microeconômicos mantém equilibrado o valor da empresa. Os administradores bem-informados possuem discernimento para obter vantagens das oportunidades rentáveis em níveis de risco razoáveis quando as atividades empresariais estão em expansão. Portanto os administradores financeiros, é importante não somente prever de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com