TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORATÓRIA, A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO

Artigo: ORATÓRIA, A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

ORATÓRIA, A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO

A) A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO :

Houve ocasião em sua vida em que você se dava muito bem com alguém. Talvez esse alguém foi um amigo, um namorado ou namorada ou até mesmo um parente. Imagine você vivendo novamente essa oc asião e pense o que havia de tão especial naquela pessoa para que tudo fosse harmonioso.

Provavelmente, você vai dizer: “pensávamos da mesma forma, gostávamos das mesmas coisas, dos mesmos filmes, dos mesmos livros, das mesmas musicas, até o modo de fala r, de sentar, era semelhante”.

A verdade é que vocês tinham entre si, um elemento básico que se chama sintonia ou harmonia. Isto é a habilidade de penetrar no mundo da outra pessoa e fazer com que ela sinta que você a entende e que tem um vinculo comum. É a perfeita c omunicação. Vocês se comunicavam de varias formas, com harmonia na troca de informações.

Via de regra, a comunicação entre as pessoas ocorre por meio de palavras. Porém há estudos que mostram que apenas 7% da comunicação entre as pessoas ocorre por palavras em si: 38% se dá através do tom de voz, e 55% se faz através da fisionomia ou linguagem do corpo. A expressão facial, os gestos e os movimentos das pessoas define muito mais o que elas estão dizendo do que as palavras em si. Repare por exemplo, num humorista famoso, com algumas palavras consegue fazer o publico rir.

Vamos ver o que acontece quando uma pessoa encontra-se em sintonia com outra : Se uma cruza os braços, a outra também cruza, se uma passa a mão no cabelo a outra t ambém passa. E assim por diante, uma procura imitar a outra.

Quando estamos em sintonia com alguém, estamos descobrindo coisas em comum. A est e processo chamamos espelhagem .

Enquanto as palavras são captadas no consciente do indivíduo, a fisiologia e stá sendo captada no seu inconsciente e, é lá, que surge o seguinte pensamento: essa pessoa é igualzinha a mim; que bom, ela é 10; assim gerando uma grande atração (simpatia, sinergia, companheirismo...).

Se você quiser entrar em sintonia com alguém, comece então a observar e a espelhar o tom de sua voz, a velocidade de sua fala, as pausas, as palavras; capte suas frases favoritas , imitando a postura, os gestos, a expressão facial, até mesmo a forma como respira . Pode até parecer absurdo, mas é assim mesmo que funciona o processo de sintonia.

Há muitas particularidades numa espelhagem e três sistemas representativos básicos que temos que observar.

Oratória 2

SISTEMA AUDITIVO, SISTEMA VISUAL E SISTEMA SINESTÉSICO .

A maioria das pessoas tem fortes preferências em relação ao seu sistema de maior tendência. Uma vez que você descubra qual sistema é o mais desenvolvido em um indivíduo em particular, simplificará radicalmente o caminho p ara ter uma boa sintonia com o mesmo.

Vamos ver como isso funciona:

Sistema Auditivo - Pessoas auditivas compreendem melhor o mundo através do ouvido, são mais seletivas sobre as palavras que usam, porque as pala vras significam muito para elas. Por isso, seja cuidadoso no que diz, elas prestam muita atenção naquilo que ouvem. É possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com