TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Organização do Trabalho

Vimos que Ergonomia, palavra de origem grega (Ergo= trabalho; Nomos= regras), estuda a relação humana com seu trabalho. Ciência multidisciplinar que envolve aspectos como anatomia, fisiologia, psicologia, administração, de modo a tornar confortável e segura a atividade diária do trabalhador.

Além dos utensílios, máquinas, mobiliários e o próprio ambiente a que o ser humano se dispõe, a Organização do Trabalho também se torna um fator importante para o desenvolvimento eficiente e eficaz das atividades prestadas. Não se pode deixar que o trabalhador seja meramente um agente passivo dentro da Instituição, no qual fica habilitado apenas ás atividades programadas a ele, é necessário que este indivíduo seja parte dos processos de organização da empresa. Essa interação das partes possibilita melhor adequação dos métodos que objetivam melhores condições nos postos de trabalho que consequentemente afetam de forma positiva a produção.

A necessidade da Organização do Trabalho se apresenta nas condições em que o trabalhador é colocado. Condições estas, que abrange tudo o que estiver ligado as suas tarefas, desde os instrumentos, materiais, até o ambiente em que ele atua. Exemplo, numa montadora de peças, as ferramentas devem estar ao alcance do montador, se possível na sequencia em que serão utilizadas. Desta forma haverá agilidade, economia de movimentos e por isso, maior produtividade.

Em síntese, a Organização do Trabalho é a harmonia de um todo numa empresa para que se obtenha precisão, tal que, facilite as tarefas atribuídas a cada pessoa, e obtenha produtividade com qualidade.

Considerações Gerais

Para que a Organização do trabalho venha a ser eficaz é necessário um conjunto de métodos com o intuito de padronizar os processos, de forma que o trabalhador consiga atingir um alto nível de produtividade.

A NR-17(Norma Regulamentadora) estabelece as diretrizes básicas para a organização do trabalho, dando ênfase as características físicas de cada indivíduo e ao ambiente de trabalho no qual está inserido, promovendo a saúde e o bem estar dos colaboradores. Essa preocupação para a melhora do ambiente laboral é de suma importância, pois o homem passou a viver maior parte da sua vida útil no trabalho.

Considerando a complexidade do trabalho na sociedade capitalista e relação do trabalhador com o trabalho é relevante analisarmos que ao longo dos anos houve aumento das normas legais de trabalho, buscando sempre pela ótica da defesa do trabalhador, melhorar suas condições de vida e saúde.

Norma Regulamentadora

As condições de trabalho relacionadas principalmente a levantamento, transporte e descarga de materiais, devem estar sob o estabelecido na NR-17 (Norma Regulamentadora), que visa estabelecer ajustes que permitam a adaptação das condições de trabalho, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho do trabalhador.

Em sua abordagem, a NR apresenta regras provenientes de análises feitas pelo empregador e que podem ser exigidas por Auditores Fiscais do Trabalho. Para o cumprimento desta avaliação, conhecida também como AET (Análise Ergonômica do Trabalho), são realizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com