TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS EM EAD

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Disciplina: Ambientação em EaD

Professores: Andrea Rodrigues; Rubens Corrêa; Mércia Freire; Cristina Maria e Everaldo Moreira

Etapa Inicial

Alunas: Maria Aparecida Bittencourt; Maria Evangelista dos Santos Silva e Niucelene Alves da Silva Passos

ORGANIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS EM EAD

O aluno em educação a distância deve conhecer com detalhe a metodologia adotada pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná), para o desenvolvimento do curso.

Aprender a aprender e desenvolver um princípio fundamental e determinante na vida acadêmica, a Autonomia. Ter responsabilidade, interagir sempre com os profissionais do curso, ser um pesquisador, ter objetivos, ser criativo e ativo, ser critico, e ter iniciativa.

Ao iniciar o curso o aluno se sente inseguro, por não ter a presença física do professor, sente também dificuldade por não ter conhecimento em informática. Ainda existe o problema com a conexão, pois sempre está lenta.

O IFPR (Instituto Federal do Paraná) adota o ensino intitulado presencial virtual. Isto é, o modelo bimodal, com momentos presenciais e a distancia.

Este modelo permite que o aluno estude em sua cidade, sem nenhum gasto com material didático, tem uma aprendizagem dinâmica, eficiente, inovadora e de qualidade. Elaborado por especialistas. O aluno tem o direito de escolher o curso que deseja, e ao concluir obterá o certificado profissional com validade nacional. O aluno tem ao ser dispor, as ferramentas necessárias para sua aprendizagem. Ele pode se comunicar em tempos e espaços diferentes.

Pelo fato do curso ser a distancia o aluno estuda a hora que deseja em casa e sozinho, é menor a interação social, a educação é secundaria e não primaria. O tempo é parcial e não integral, a maioria dos alunos são adultos, casados e trabalham. O aluno ainda tem que enfrentar os problemas técnicos com a internet.

Os meios de comunicação assíncronos mais utilizados na EAD são os fóruns, e-mails e ferramentas para envio e recebimento de recados. Os meios de comunicação síncronos mais utilizados são os bate-papos e via 0800 por telefone.

O Agente Comunitário de Saúde tem a função de desenvolver ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades; no campo de interface intersetorial desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania.

REFERÊNCIAS

____. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília: 2009. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2013.

ALONSO, K. M.; MUNIZ, G. I. B. Avaliação da Aprendizagem em EAD. Curitiba: NEAD/ UFPR, 1999.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com