TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Artigo: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução – Breve histórico sobre Friedrich Froebel Nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782. Teve uma infância difícil, ficou órfão de mãe com menos de um ano de idade. Seu pai, um pastor luterano foi o responsável pela sua educação. Como o educador defendia que o desenvolvimento infantil deveria ocorrer de forma espontânea. Froebel considerava que os jogos e as brincadeiras eram utilizados pela criança para expressarem sua visão de mundo, além de acreditar que contribuíam para o desenvolvimento na primeira infância, período considerado mais importante para esse educador, pois para ele seria o momento que toda personalidade do individuo se formaria.

CONCEPÇOES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

Inutilidade dos castigos físicos; A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil; A necessidade de discussão entre os professores sobre o trabalho que esteja sendo realizado; Importância do desenvolvimento infantil que torna a criança um ser diferente do adulto;

Considerava a infância uma fase de extrema importância; Propagava a ideia de a criança ser como uma

planta que necessita de cuidados para crescer

saudável. Dai o termo para as primeiras

escolas infantis serem Jardins de infância; As brincadeiras são o primeiro caminho para

a aprendizagem; Defendia o aprender a aprender;

Valoriza o canto, gestos, atividades manuais;

http://http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/quadros.htm

CONCEPÇOES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

O lúdico faz parte no processo de aquisição na infância; O treino das habilidades infantis faz surgirem novas habilidades; O maior objetivo do ensino é extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele; A criança não deve ser iniciada em um novo assunto se não estiver madura para ele.

http://http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/quadros.htm

Atividade realizada na a Escola Particular Sistema de Ensino Evangélico Castelo em BH.

ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EDUCAÇÃO INFANTIL

Após montagem de tabuleiros de jogo da velha, algumas turmas foram para o pátio, e outras ficaram dentro de sala de aula; sendo que cada turma foi dividida em duplas que foram orientadas sobre as regras do jogo. As crianças demonstraram muito interesse e ficaram totalmente envolvidas pela atividade.

Foram desenvolvidas várias habilidades, tais como: a criatividade, raciocínio logico e rápido, sociabilidade e atenção, diminuição da ansiedade e atenção a regras.

Justificativa da escolha da atividade Foi observado pela direção, consonantemente com as professoras, que as crianças apresentavam certo desconforto com o cumprimento de algumas normas da escola, tais como: respeitar regras, esperar a hora certa para brincar, etc. sendo assim foi proposto uma atividade de jogo da velha para levar as crianças a entender a importância da observação e cumprimento das regras.

ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade realizada na a Escola Particular Sistema de Ensino Evangélico Castelo em BH.

Relevâncias da atividade para o desenvolvimento infantil Com tal atividade pretendia-se ocupar as crianças mostrando-as que é muito importante conhecer as regras e aplica-las de forma correta. Pretendia-se, também, mostrar as crianças que as regras existem para facilitar a ação das pessoas e a interação entre as mesmas. As crianças se mostraram surpresas com a facilidade com que passaram a jogar a partir do momento em que começaram a seguir as regras do jogo. Observamos ainda que cada jogador que aguardava sua vez para jogar não ficava distraído nem disperso, ele observava prestando atenção para saber o que fazer quando chegasse sua vez de jogar.

ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade realizada na a Escola Particular Sistema de Ensino Evangélico Castelo em BH.

IMAGENS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Após confeccionarmos máscaras relativas ao folclore, levamos os alunos para o pátio, onde ouviram as histórias de Iara e do Saci. Ouvidas as histórias, os alunos brincaram de roda, cantaram músicas pertinentes ao tema e imitaram os personagens. Estimulados e totalmente envolvidos pela atividade, os alunos desenvolveram várias habilidades, tais como: a criatividade, sociabilidade e atenção. Sendo lúdico e muito proveitoso esse momento de aprendizado.

ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS DE 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTA

Atividade realizada na a Escola Municipal Professora Ondina Nobre em BH.

A atividade foi desenvolvida com o objetivo de: Desenvolver nas crianças conhecimento sobre as histórias folclóricas brasileiras; Desenvolver coordenação motora durante a confecção das mascaras; Auxiliar nas capacidade de perceber e diferencias histórias e personagens. A relevâncias da atividade para o desenvolvimento infantil se dá devido ao desenvolvimento físico (motor) e mental das crianças durante o desenvolvimento das atividades

ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS DE 6 ANOS

DO ENSINO FUNDAMENTA

Atividade realizada na a Escola Municipal

Professora Ondina Nobre em BH.

IMAGENS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Observamos que as crianças demonstraram muito interesse na atividade proposta; houve muita euforia nas crianças durante a confecção das mascaras, devido ao colorido e formas de cada personagem; Observamos ainda um sentimento de auxilio muito grande por parte das crianças, pois aquelas que acabavam primeiro tentavam auxiliar os demais no desenvolvimento da mascaras.

RELATÓRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com