TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

Por:   •  25/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

A monografia é um relato estruturado cientificamente que conta as aventuras de um pesquisador iniciante. Isto é, a monografia não é a pesquisa em si, mas o relato da pesquisa: do caminho percorrido, das observações realizadas, dos resultados obtidos.

Uma monografia deve ser escrita respeitando uma seqüência lógica, da capa às referências bibliográficas e anexos. Todo o possível leitor de seu trabalho monográfico, seja ele da mesma área de conhecimento ou não, deve ter, desde o início da leitura da monografia produzida, indicações sobre o conteúdo do que ele irá ler. Assim, o tema é a escolha mais geral e genérica. Ele indica o grande grupo de assuntos relacionados entre si. Com o título, você reduz, consideravelmente, esse grupo de assuntos. A seguir, com o resumo, você dá uma idéia do conteúdo da monografia. Com o sumário, você especifica, ainda mais, o teor de seu trabalho, apontando os itens seqüenciais que dele fazem parte. Por isso, os títulos de cada um desses itens devem ser claros, com referências explícitas ao assunto tratado, ou, pelo menos, itens com títulos instigantes.

Se o seu leitor tiver chegado até aqui, é a introdução irá fazê-lo decidir, ou não, pela leitura completa de sua monografia. Ao preocupar-se com essa ordem lógica, você estará orientando, com um mínimo de segurança, a leitura de sua monografia e a pesquisa de seu possível leitor. O mesmo ocorre com as “Conclusões”. A Introdução e a Conclusão são os itens onde muitos leitores buscam elementos que informem sobre a leitura de toda monografia.

Apesar de não ser, também, um esquema obrigatório, é importante que uma monografia contemple uma estrutura com itens como:

1 INTRODUÇÃO

A introdução deverá “introduzir” o leitor ao texto que se segue. Assim, tudo o que você escrever na introdução de seu trabalho, deve fazê-lo pensando no esclarecimento de seu leitor. Aliás, toda a monografia deve ser desenvolvida assim, ou seja, pensando no leitor. Ela é a comunicação do resultado obtido em sua investigação.

Deve constar na introdução um breve histórico, relatando as circunstâncias e o modo que você chegou à escolha do tema de sua monografia, se isso ocorreu durante um estágio, se em sala de aula, se em um Congresso etc.

Você deverá indicar os objetivos, as questões que lhe instigaram, o quadro teórico-conceitual utilizado e os seus principais autores e obras, bem como a metodologia empregada para a realização da Monografia. Como é possível observar, tudo isso já foi descrito e registrado em seu projeto de monografia, desenvolvido no período anterior. E você pode e deve aproveitá-lo, refazendo-o, agora, na forma de texto corrido, e incluí-lo na Introdução. No fim da Introdução de sua Monografia, você deve antecipar, com um pequeno parágrafo, o conteúdo de cada um das seções de sua monografia.

2 TÍTULO DA SEÇÃO (campo teórico-conceitual)

Não é obrigatório, mas é extremamente aconselhável, que a primeira seção seja dedicada ao campo teórico e aos conceitos que você, necessariamente, irá utilizar na sua monografia, escrito na forma de uma revisão de literatura. É através desse quadro teórico e conceitual que você “enxergará” e desenvolverá sua pesquisa e monografia. Este quadro deve ficar bem claro ao seu leitor também, pois só assim ele poderá saber a partir de que ótica você desenvolveu a pesquisa. Isto possibilitará, ainda, que o seu leitor tenha os conceitos utilizados por você apresentados e esclarecidos logo de início, o que, certamente, facilitará a leitura e a compreensão. É preciso lembrar que o leitor nem sempre conhecerá os conceitos e a terminologia por você escolhidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com