TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES TCC - UNESA - DIREITO

Ensaios: ORIENTAÇÕES TCC - UNESA - DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Coordenação: Professora Izabel Leventoglu

ORIENTAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO-JURÍDICO

RESUMO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

RESUMO: Definido como a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, constitui-se por uma síntese do artigo. Deve ser redigido de modo completo, ainda que breve (dez linhas, 100 palavras, um parágrafo único), procurando realçar os principais aspectos abordados. É a descrição sumária de sua totalidade. É importante salientar que não deve haver rodeios ou referência de autores. Como o texto, o Resumo deve ser redigido em terceira pessoa.

SUMÁRIO: Indicação das partes (seções) do artigo em texto corrido. Deve ser elaborado antes de se iniciar a redação do artigo, e tem a função de proporcionar uma visão de conjunto de todo o trabalho, indicando a ordenação sequencial dos assuntos desenvolvidos. Assim, tem-se a seguinte estrutura:

1. Introdução. 2. Desenvolvimento: 2.1 Abordagem Constitucional; 2.2...; 2.3...; 2,4...; 2.5.... 3. Considerações finais. Referências.

1. INTRODUÇÃO: Enuncia o tema, explicitando o assunto a ser tratado. Assim, para a introdução atender aos seus objetivos, deve seguir as seguintes orientações:

a) em primeiro lugar, deve-se enunciar o tema, com a base jurídica (legislação e princípios constitucionais) em que se vai fundamentar;

b) explicitar os problemas a serem discutidos no decorrer do trabalho;

c) apresentar o objetivo do artigo;

d) falar sobre a sua relevância, isto é, da necessidade de estudo daquele tema;

e) e, por último, expor a metodologia – o tipo de pesquisa a ser utilizado quanto ao desenvolvimento e ao método, justificando.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ABORDAGEM CONSTITUCIONAL: A natureza jurídica do tema remete, obrigatoriamente, ao marco teórico constitucional. Dessa forma, a discussão temática sofre, no primeiro momento, as referências constitucionais que fundamentam a proposta do trabalho. Nesta etapa, deve-se discutir a relação entre o tema e os princípios constitucionais que foram destacados no momento da delimitação do objeto de estudo.

O pesquisador deve analisar o diálogo entre o objeto e os princípios constitucionais, da mesma forma a relação existente entre os próprios princípios para criarem esse diálogo com o tema. Assim sendo, o olhar do pesquisador deve ir além, ou seja, deve interpretar os institutos sob uma ótica constitucional, considerando os valores nela consagrados.

2.2;2.3;2.4;2.5 – Estas seções constituem a discussão teórica do tema. Correspondem ao corpo do trabalho em que o assunto será demonstrado na sequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com