TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO PARA GESTÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO PARA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA 4

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO 6

4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 8

5 ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL 13

6 MORTALIDADE NAS EMPRESAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS 16

7 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade verificar a importância do Orçamento Empresarial e demonstrar suas divisões.

Aprendemos sobre as demonstrações contábeis Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Fluxo de Caixa pelo método direto e indireto e a Demonstração dos Valores Adicionais.

Apresentamos também o enquadramento tributário no Brasil e as diversas causas de falência e mortalidade das empresas.

2 ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Na economia atual, observa-se uma grande “luta” para sobreviver na arena dos negócios, fazendo com que as organizações tenham uma visão difusa para gerir os processos.

Desta maneira, o orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes, que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos. Seu inicio são os objetivos da empresa e o que ela deseja alcançar, depois a analise de recursos vai disponibilizar o necessário para produzir de maneira eficiente o desejado. O mesmo deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.

Segundo Frezatti (2007) O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária a análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.

Visando orientar e direcionar a administração nas empresas o orçamento é um tremendo instrumento de planejamento e controle de operações.

A preparação do orçamento exige uma série de subdivisões, por áreas e/ou funções:

Orçamento de vendas;

Orçamento de produção e serviço;

Orçamento de matéria-prima;

Orçamento de mão – de - obra direta e indireta;

Orçamento de custos diretos e indiretos;

Orçamento de despesas comerciais e administrativas;

Orçamento de investimentos;

Orçamento de caixa;

Orçamento de resultado;

Orçamento do Balanço Projetado.

De acordo com Frezatti (2007) O orçamento surge como sequência à montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.

Uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do planejamento estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

Orçamento Mestre é a combinação de uma série de distintas más interligadas suborçamentos, que descrevem a produção de uma empresa e objetivos financeiros.

ORÇAMENTO OPERACIONAL

Compreendem os gastos de administração, todos aqueles necessários para o funcionamento da empresa, envolvendo despesas comerciais para realizar as vendas, custos financeiros decorrentes de empréstimos e financiamentos, e as despesas tributarias exigidas pelo estado.

Este tipo de orçamento envolve aquelas despesas oriundo de comercialização de seus produtos e da própria administração da empresa na qual se dividem em:

Despesas administrativas;

Despesas com pessoal;

Despesas com vendas;

Despesas financeiras;

Despesas tributárias;

Um orçamento operacional pode ajudar sua empresa a se preparar para as mudanças, como fusões, investimentos, empréstimos ou aquisições.

ETAPA FINANCEIRA

O orçamento financeiro é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.

A etapa financeira é a existência dos demonstrativos contábeis, ou seja, o balanço, a demonstração de resultados e do fluxo de caixa. Esta etapa inclui a interpretação futura do orçamento de vendas que é a previsão e planejamento de vendas da empresa no determinado exercício, e o inicio do orçamento financeiro.

Nesta etapa acrescenta a criação do plano para elaborar o orçamento de custos fixos e variáveis da produção as despesas de venda, com a folha de pagamento e demais gastos administrativos. É através dessa previsão de vendas que a empresa é capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com