TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS AGENTES ECONÔMICOS E A SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA BRASILEIRA

Por:   •  11/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 17

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

ECONOMIA

OS AGENTES ECONÔMICOS E A SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA BRASILEIRA.

Autores

Ivete Freire de Oliveira- Curso Gestão em Recursos Humanos Turma: EMD= 1324

Berenice Guimarães- Processos Gerenciais, Émerson Luis Limberger - Gestão Financeira.

Professor Orientador- Simone Cristina Schmitz.

        

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo trazer uma visão geral sobre a economia, mais especificamente sobre os agentes econômicos; apresentando quais são esses agentes e qual a relação existente entre eles, o qual ocorre através de um circuito econômico e assim obter um conhecimento simplificado dos efeitos na economia em todos os apêndices do mercado interno.

Esclarecer de forma clara o que são Agentes Econômicos, quais são esses agentes e quais as funções que exercem no meio econômico onde estão inseridos.

Traremos o conceito de Mercado Financeiro e como ele funciona.

Palavras-chave: Agentes Econômicos, escassez, e Mercado Financeiro.

 

1. INTRODUÇÃO

Ao longo desse trabalho demonstraremos como a economia esta presente no nosso dia a dia, nos envolvendo em todas as atividades econômicas que lidamos.

Desde a antiguidade as relações econômicas já existiam; na época medieval, os Reis taxavam os seus súditos pelas terras produzidas ou não a fim de obterem riquezas, para satisfazerem suas vontades; quando exercíamos as atividades de escambo, onde a principal moeda era a troca de mercadoria, usavam essa forma de negócio, para conseguirem produtos os quais não tinham acesso.

O estudo sobre os assuntos econômicos e o envolvimento dos agentes econômicos, se faz necessário, pois o maior problema da nossa sociedade é a desigualdade econômica e as questões ambientais. Os agentes são os responsáveis pelas ações econômicas desenvolvidas em um mercado financeiro.

Veremos assim, qual a relação existente entre os agentes econômicos, qual o efeito que causam entre si e a importância de existir certo equilíbrio nessa relação. Conheceremos qual o nosso papel nessa ciranda que é a economia.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A palavra economia deriva da palavra grega OIKONOMIA, onde ÓIKOS – casa e NÓMOS – Lei.  Administração da casa ou do setor público.

Quando ouvimos a palavra economia, o primeiro pensamento que temos, é precisamos poupar e gastar menos, mas economia é mais abrangente e movimenta todo o mercado financeiro e a nossa vida, assim temos uma definição simples onde a economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e qualidade de vida.

A economia, ou ciência econômica, busca compreender como a sociedade e os indivíduos utilizam os seus recursos, que são escassos, na produção de determinados bens e serviços e a forma como esses bens são distribuídos entre as pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer suas necessidades. A ciência economia esta relacionada como uma ciência social e ao mesmo tempo uma ciência da escassez.

Como ciência social, estuda como a sociedade administra seus recursos que são limitados, para produzir o necessário a fim de atender as necessidades da população. Como ciência da escassez, percebe-se um grande problema na sociedade, devido à produção dos bens e serviços serem inferiores as necessidades humana, sendo necessário buscar compreender quais são as necessidades mais importantes da população.

Os economistas costumam afirmar que as necessidades das pessoas são ilimitadas e os recursos são limitados, pelo simples fato de que não se consegue produzir todos os desejos de todas as pessoas. (Livro de Economia- UNIASSELVI) (PASSOS; NOGAMI, 2012).

        Devido à necessidade das pessoas serem ilimitadas e os recursos limitados, originam-se três problemas fundamentais: Como produzir, O que e quando produzir e Para quem produzir. A forma como esses problemas serão tradados dependerá de como cada sociedade determinará.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

O que e quando produzir: devido à escassez dos produtos, a sociedades terá que decidir, quais são importantes para saber quais serão produzidos.

Quando Produzir: dependerá da tecnologia disponível para a produção, assim, os produtores determinarão os métodos de produção mais eficiente e os produtos com menor custo.

Para quem produzir: como a sociedade participa da distribuição do resultado da produção, não depende somente da oferta e procura, será necessário, saber exatamente o que a sociedade quer e necessita.

Podemos ver que a economia está inserida em todos os apêndices do mercado, afetando-os de forma direta ou indireta. Participamos de transações comerciais diariamente dentro de um sistema econômico pré-definido.

Sabendo-se da impossibilidade da definição de prioridade na geração de produtos, bens ou serviços, e a fim de satisfazer todas as necessidades e desejos das pessoas, tornou-se imprescindível a definição de grupos os quais fossem responsáveis por essa decisão; estas decisões são tomadas, pelos denominados Agentes Econômicos, esses agentes, são os responsáveis pelas ações econômicas que desenvolvem em um mercado financeiro. Os principais são: a Família, Empresa, Governo e o Mercado, cada qual com sua importância. Podemos dizer que os agentes econômicos, são os indivíduos, as instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, influenciam de alguma forma a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (482 Kb)   docx (276 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com