TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CARTÉIS DO PETRÓLEO

Dissertações: OS CARTÉIS DO PETRÓLEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

GÁS & PETRO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS

HELDER ANTÔNIO BARBOSA DA SILVA

TRABALHO: OS CARTÉIS DO PETRÓLEO

VARGINHA

2013

GÁS & PETRO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS

HELDER ANTÔNIO BARBOSA DA SILVA

TRABALHO: OS CARTÉIS DO PETRÓLEO

Trabalho apresentado ao curso de capacitação em petróleo e gás na unidade da Gás & Petro com pré-requisito ao tema de os cartéis do petróleo, sob orientação do Professor Marcelo.

VARGINHA

2013

LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Maiores Reservas de Petróleo do Mundo 06

Figura 02: O Petróleo do Pré-Sal. 08

Figura 03: Plataforma Offshore 09

Figura 04: Plataforma Onshore 09

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO ( OPEP) 06

3 AS SETE IRMÃS DO PETRÓLEO 06

4 AS COMPANHIAS QUE FORMAM ESTE CARTEL 07

5 NO BRASIL COMO FUNCIONA 07

6 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO ( ANP) 08

7 PRÉ-SAL 08

11 CONCLUSÃO 10

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

Os cartéis de petróleo consistem numa organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção, criando assim uma situação semelhante a um monopólio, no sentido em que as empresas cartelizadas funcionam como uma única empresa. Este tipo de acordo podem concretizar-se pela fixação conjunta dos preços de venda, pela divisão do mercado entre si ou pela fixação de cotas de produção para cada uma das empresas participantes. Além dos carteis formados por empresas, existe a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o qual é constituído pela maioria dos maiores produtores de petróleo do mundo.

2 ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)

Criada em 14 de setembro de 1960, OPEP é uma organização intergovernamental que tem como objetivo a centralização das políticas sobre a produção e venda do petróleo. Os países membro são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A OPEP desenvolveu estratégias na produção do petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta fazendo o preço do produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo. Cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas nos países integrantes da OPEP, que é responsável por quase metade das exportações mundiais desse mineral. Por esses motivos suas estratégias políticas de produção e estabelecimento de preços afetam diretamente a economia dos países importadores de petróleo. Qualquer queda ou aumento da cota de produção é repartida proporcionalmente a todos os membros do cartel. Figura 01.

Figura 01: Maiores Reservas de Petróleo do Mundo.

3 AS SETE IRMÃS DO PETRÓLEO

Apelido dado às sete maiores companhias de petróleo transnacionais que dominaram o mercado petrolífero internacional até os anos de 1960.

O termo foi cunhado por Enrico Mattei, quando este era diretor da petrolífera italiana Agip-ENI. Mattei acusava o oligopólio formado pelas "sete irmãs" de criar um cartel para dominar o mercado petrolífero internacional. Mattei defendia o direito dos países petrolíferos da OPEP e outros possuidores de reservas petrolíferas de receberem 75% dos lucros do petróleo. Parte das empresas que compunham o cartel das sete irmãs foi formada pelas empresas americanas resultantes da fragmentação do monopólio da Standard Oil Company, provocada pela lei anti-truste de Sherman, nos Estados Unidos. As quatro empresas americanas (Esso, Texaco, Socony e Socal) resultantes do fim da Standard Oil, juntaram-se a Shell e a Amoco (atual BP) para controlarem o mercado petrolífero e impor baixos preços aos países produtores enquanto garantiam altas taxas de lucro. Até os dias de hoje estas empresas controlam setores importantes do refino e distribuição de produtos derivados de petróleo, apesar de terem perdido o controle sobre a maior parte das reservas petrolíferas mundiais que foram nacionalizadas pelos países petrolíferos (OPEP, México, Rússia). O grupo das Sete irmãs fazia o possível para impedir que outras empresas entrassem no mercado petrolífero, dificultando o acesso de novas companhias às maiores reservas mundiais, como as do Oriente Médio. A reclamação de Enrico Mattei em relação a estas companhias deu-se muito diante do fato de que estas dividiam as reservas do Oriente Médio e impediam simultaneamente que novas companhias tivessem acesso a essas reservas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com