TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PILARES DA EDUCAÇÃO BILINGUE E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Artigo: OS PILARES DA EDUCAÇÃO BILINGUE E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

OS PILARES DA EDUCAÇÃO BILINGUE E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nos finais da década de 1970 surgiu à proposta bilíngue, que ao longo dos anos estabeleceu algumas bases para sustentar os princípios da educação inclusiva, no entanto essa abordagem vem a propiciar algumas das condições necessárias à aprendizagem do surdo, e dessa forma ela reconhece e baseia-se no facto de que o surdo vive numa condição bilíngue e bicultural. Contudo à abordagem bilíngue ressalta em primeiro plano a prática da língua gestual e cultura da comunidade surda do seu país (língua de sinais) e também o uso da língua oral e cultura ouvinte de seu país (língua portuguesa), mas para desenvolver o acesso voltado para uma educação de qualidade será necessário realizar a reestruturação do sistema educacional, partindo deste ponto as instituições deverão criar condições de interlocução entre os professores ouvintes e os alunos surdos; garantir práticas pedagógicas adequadas aos surdos, propiciar o contato entre os surdos; incluir o professor surdo na equipe de profissionais da escola e o intérprete de Língua Brasileira de Sinais, entre outras condições.

Dentro dessa abordagem torna-se essencial destacar também a importância da prevenção frente às necessidades educacionais especiais, pois enfatiza a necessidade de melhoria de medidas preventivas e programas de intervenção precoce, dessa forma as elas devem ser direcionadas a um conjunto de criações de medidas profissionais, teóricas e prático. É necessário incluir também diferentes programas de ações integrados no âmbito da saúde e da educação, essas medidas devem envolver um trabalho de prevenção direcionado a toda a população, no intuito de minimizar as situações que possam ser causadoras de algum tipo de deficiência, ou até mesmo atenuar seus efeitos quando já detectada. Torna-se fundamental a realização de parcerias com diferentes entidades, envolvendo diversos níveis de ação preventiva, tais como:

Prevenção Primária - esse tipo de prevenção caracteriza-se se por evitar algum tipo de problema, portanto é importante intervir com políticas de ações preventivas na sociedade envolvendo campanhas de vacinação, acompanhamento genético, exames pré-nupciais, acompanhamento pré-natal, palestras informativas direcionadas às gestantes, e divulgação de possíveis causas das deficiências para as mães e para toda a comunidade. De acordo com estudos efetuados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podemos observar que 70% dos casos de deficiências poderiam se r evitadas com a realização primária.

A Prevenção Secundária são ações imediatas que diminuem as consequências do problema, portanto a partir dessa etapa podemos observar a constatação da deficiência. Já esse tipo de prevenção organiza-se em serviços de caráter terapêutico, educacional e preventivo, com elaboração de programas de estimulação precoce e a concretização de diagnósticos.

Já a Prevenção Terciária está relacionada à prevenção da incapacidade total, e visa minimizar as consequências do problema já instalado, como também maximizam o potencial de vida independente, as diferentes prevenções podem estar associadas a diversas alterações, sejam elas de origem anatômicas, fisiológicas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com