TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONHECIMENTOS CIENTIFICOS

Exames: OS TIPOS DE CONHECIMENTOS CIENTIFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 17

PRE HISTORIA CONTABIL BRASILEIRA*

Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá

Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Reitor do Centro de Estudos Superiores de Contabilidade do CRC-MG

Presidente do Instituto de Pesquisas Augusto Tomelin

Presidente de Honra do Centro de Estudos de Historia da Contabilidade da APOTEC, Portugal

20/07/2005

Homenagem do autor à Universidade de Messina, Sicília, Itália, em seus 450 anos de existência (1.548 - 1998) e à Sociedade Italiana de História da Contabilidade

1

HOMEM PRE HISTÓRICO E A HOMINIZAÇÃO - OBJETO DE NOSSA PESQUISA

O caráter evolutivo da raça humana, segundo Chardin, fez com que o homem passasse da condição emocional primitiva para uma outra e que foi a racional, ainda que também primitiva .

A esse processo transformador, sempre constante, o ilustre escritor denominou de «hominização».

Tudo faz crer que a existência de seres que possuíam já um sentido evolutivo maior parece superar 100.000 anos, embora a existência do mais próximo similar do homem, como animal, no planeta, segundo descobertas feitas há pouco tempo, pareça ser de muitos milhões de anos.

Quando o «homo sapiens» chegou ao estágio de construir sua história, tendo-se já formado física e mentalmente, superando o campo apenas emocional, começaram a se constituir progressos, dentre eles o da manifestação do pensamento, através de símbolos.

O símbolo antecedeu à palavra escrita e exatamente não sabemos quando ocorreu, apenas que foi um recurso da inteligência, competente para ativar memórias de um homem já com o uso de sua razão.

O intervalo de dezenas de milhares de anos entre a época que se atribui para o surgimento do «homo sapiens» e aquele do Paleolítico Superior, entretanto, é também uma outra incógnita .

Dentro de seus recursos, todavia, a arqueologia nos prova, através de suas conquistas, que tanto a arte como o aparecimento da conta, formaram preocupações básicas dos homens da idade da pedra, representando um inequívoco sinal de progresso.

Os historiadores mais famosos de nossa disciplina e eméritos arqueólogos mencionam e identificam, em suas obras, tais manifestações inteligentes como ocorridas entre 10 e 20 mil anos atrás, ou seja, dentro desses largos períodos últimos da pré-história.

Admitimos, pela matéria que tivemos concretamente em exame, que as pesquisas que realizamos situam-se nesse período.

PALEOLÍTICO SUPERIOR E CULTURA

Quando o ser humano alcançou o período lítico, no Paleolítico Superior, parecia já estar com apreciável somatória de progressos em seu cérebro, competentes para permitir uma produção de inscrições, pinturas e esculturas, tão como suprir uma indústria elementar, com maior qualidade que a dos períodos mais longínquos passados.

Embora os estudos sobre épocas mais remotas tenham denunciado a construção até de casas bem primitivas, não se conhece manifestações gravadas que autorizem a denunciar um período com a característica do paleolítico superior quando a função apenas do domínio da emoção começou a ser melhor governada no cérebro humano .

Superada, pois, a limitação do emocional, o homem volveu ao racional e quando o fez, imprimiu modificações de comportamentos.

A organização familiar, além dos moldes simplesmente afetivos, parece ter dado origem a uma célula que formaria a base das sociedades e que seria, entendo a azienda primitiva.

Masi admite, expressamente, que a organização aziendal surge em período que antecede ao paleolítico, embora reconheça que as provas dessa evidência sejam tênues e que só a suposição possa fortalecer essa hipótese.

No que tange aos registros, pinturas e incisões nas grutas, todavia, quer porque fosse uma opção de habitação do homem primitivo, quer porque representasse algo protetor e até místico, sabemos que inscrições prosseguiram sendo feitas por milênios, mesmo após ao Paleolítico Superior, passando pelo Neolítico e continuando até o ano 2.000 A . C.

São alguns exemplos as cenas de rituais, em grafito, na gruta Addaura, no Monte São Pelegrino, em Palermo, as de Cogul, na Espanha e de Tassil no Saara.

Por representar o Paleolítico um marco decisivo para o avanço que se estabeleceria com as eras seguintes, os estudos desse período são referências culturais que devem ser consideradas com grande respeito.

HISTÓRIA DA CONTA E HISTÓRIA DA ARTE

As histórias da arte e da Contabilidade, assim como a das matemáticas, iniciam-se ao mesmo tempo e de forma concreta no Paleolítico, segundo Goody.

Ceccherelli admite que a história da conta nasce com a história do homem, ou seja, foi ela uma vigorosa manifestação do racional, tão antiga quanto a de reproduzir em signos os pensamentos e informações .

O processo lógico contabilístico, atado, como sempre se encontrou, às tendências quantitativas, como afirma o emérito mestre Giuseppe Galassi, só poderia ter sido o embrião desse esforço inicial de traduzir em símbolos os fatos patrimoniais.

Nessas condições é possível admitir-se que a conta surge com as primeiras evidências inteligentes do ser, quando a este foi permitido gravar e pintar, nascendo a conta, pois, com os albores da civilização e antes que o homem tivesse a escrita e antes que pudesse calcular .

SIMBOLISMO E CONTA

O lúcido arqueólogo brasileiro A. Brandão escreveu, em tese sobre a escrita pré-histórica do Brasil, que em razão do homem primitivo não ter que guardar muita coisa em sua memória, porque as informações eram poucas, tinha ele a capacidade de com apenas um símbolo memorizar grande quantidade de fatos, daí sendo reduzida e simbólica a inscrição.

Ao registrar, pois, um simples traço, um ponto, já tinha condições de ao revê-lo, memorizar uma grande quantidade de informações e que lhe eram ditadas pelos signos.

Tal tese tem lógica em sua concepção e parece mesmo guiar a própria orientação da fase escrita pictórica, milênios depois.

Sabemos, por exemplo, que na escrita hieroglífica do Egito antigo um singelo desenho lembrava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com