TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Trabalho Escolar: Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, a obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo. Também conhecida como adiposidade, à obesidade é a acumulação de gordura no corpo. O excesso de peso expõe o indivíduo a várias doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular.

Tratamento da Obesidade

O tratamento da obesidade é feito através de uma dieta alimentar equilibrada e da prática regular de exercício físico. Em casos de obesidade mórbida pode ser recomendada uma cirurgia para redução do estômago (cirurgia bariátrica ou gastroplastia).

No tratamento da obesidade deve-se objetivar, não só a perda de peso, mas também a correção dos fatores de risco cardiovascular, dependentes da resistência à insulina. A idéia de se reduzir o peso corporal de indivíduos obesos para valores consideráveis normais, através de dietas com conteúdo calórico muito baixo, vem sendo substituída por condutas que levam a um objetivo menos ambicioso e mais realista, pela impossibilidade de se conseguir, em longo prazo, atingir e manter o peso ideal na maioria dos casos.

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

O tratamento para obesidade pode ser feito com uma dieta para emagrecer, prática regular de exercícios físicos e com a toma de remédios para obesidade como a Sibutramina. Em alguns casos, quando a obesidade é mórbida e coloca em risco a vida, uma cirurgia de redução do estômago ou a colocação de um balão intragástrico pode ser indicada.

Porem, o melhor tratamento para obesidade é uma dieta pobre em calorias com prática regular de exercícios físicos, pois é o tratamento que traz menos consequências para a saúde do paciente. O tratamento mais agressivo para o organismo é a cirurgia e está indicada especialmente na obesidade mórbida

O tratamento medicamentoso para obesidade deve ser orientado pelo médico endocrinologista após avaliar o estado de saúde do indivíduo. Alguns exemplos de remédios para obesidade são além da Sibutramina são:

• Xanax

• Xenical

• Biomag

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com