TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento objetivo do projeto de alfabetização para crianças do primeiro ano

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento objetivo do projeto de alfabetização para crianças do primeiro ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 01

Projeto: saber educar no 1° ano

Publico alvo: crianças de 5 e 6 anos

Justificativa: Muitos professores começam o ano letivo com projetos de alfabetização das crianças, fazendo com que elas cheguem ao 1° ano do fundamental já sabendo ler e escrever, para isso é necessária muita paciência, dedicação e comprometimento. Tendo como referências o inicio da escolarização obrigatória das crianças, para que possam ter base sólida na continuidade dos estudos, trabalhando de uma forma diferente analisando o comportamento de cada criança e se interagindo mais em um papel que parece esquecido, que é professor aluno e amigo um conjunto completo que com certeza fará uma grande diferença no final do ano, e mudar a estatística que hoje mostra, um déficit de vários adolescentes que chegam ao ensino médio com uma falha muito grande na leitura e escrita demonstrando que tem algo de errado na forma de ensinar.

E está realidade podem ser mudados através de empenho maior dos professores, diretores, comunidade e autoridades dando condições mais justas de ensino qualificando o docente para que ele realmente esteja preparado para lidar com crianças daquela idade e de tal importância, devem verificar a necessidade de ampliar auxiliar melhor aluno nas suas atividades diárias até cobrando mais do desempenho dos pais na escola. A realidade deve ser vista de uma forma mais clara e objetiva, deixando a criança ter mais interesse em voltar na aula no dia seguinte para que possa despertar o seu conhecimento em aprender. E quando chegar o termino do ano letivo professores sinta o prazer de cumprido seu dever, que foi ensinar bem e alunos se sintam realizados em saber que vão para serie seguinte com bom desempenho e o alfabetizados.

Objetivos gerais específicos: Temos por objetivo a elaboração de um projeto de alfabetização nas crianças do 1° ano, para que se possa chegar ao 1° ano do fundamental já sabendo a leitura e escrita e nesse projeto trabalharemos com materiais lúdicos, personagens, brincadeiras que foquem a atenção das crianças e muita conversa par promover o autoconhecimento.

• Analisar o conhecimento de cada professor e suas habilidades em ensinar.

• A concepção dos docentes que se refere ao processo de alfabetização e letramento de crianças no âmbito escolar no 1°ano

• Trabalhar de uma forma diferente usando o conhecimento em que já temos e também as novas tecnologias que hoje nos proporciona uma nova didática para que possamos chamar a atenção dos nossos alunos de uma forma criativa.

• Promover brincadeiras com materiais lúdicos, desenhos, frutas e outros objetos.

• Incentivar as crianças a querer voltar à escola no dia seguinte.

Cronograma: Para que possamos desenvolver a capacidade oral e corporal como forma de atuação e alcançar um resultado final satisfatório com 99,9% dos alunos alfabetizados, trabalhará com um cronograma a cada mês.

Fevereiro: iniciaremos com o reconhecimento do alfabeto e iniciaremos com as letras A-B

Março: trabalharemos C-D-E interagindo mais os alunos com as letras.

Abril: serão as letras F-G-H

Maio: I-J-K

Junho: L- M-N-

Julho: Trabalharemos somente as letras O-P

Agosto: as letras serão Q-R-S

Setembro: T-U-V

Outubro: vamos trabalhar uma letra que as crianças têm muita dificuldade na maioria das vezes que é W-X

Novembro: para finalizar trabalharemos Y-Z.

Dezembro: recordaremos o trabalho no qual foi feito no ano letivo e verificar as habilidades de cada criança.

Desenvolvimento e ações: Iniciaremos o mês de fevereiro com as crianças fazendo brincadeiras em cima da primeira letra do alfabeto, colorindo , desenhando e passando em cima dela desenhada no chão.

• Faremos brincadeiras no qual a criança leve uma fruta para a escola que comece com a letra trabalhada diversificada e focando a primeira letra do nome de cada um.

• Nos meses seguintes trabalharemos com brincadeiras que estimulem o pensamento de cada criança pra que possam levar sempre objetos que comecem com a letra do alfabeto que estaremos trabalhando naquele momento, deixando que a criança tenha interesse de aprender o alfabeto e assim juntando às vogais e consoantes e formando suas primeiras palavras.

• Trabalharemos uma vez por semana a leitura de estórias infantis, estimulando a leitura da criança.

• E nas sextas-feiras faremos piqueniques somente com lanches que lembrem o conteúdo que foi dado durante a semana, por exemplo: trabalhamos com a letra b, então vamos trazer bolacha, banana, bombom.

Após o desenvolvimento desse projeto no qual foi feito com muita dedicação, esforço, sabedoria e com muito empenho de todos, em especial aos alunos que compreendeu cada letra do alfabeto simplesmente porque ensinamos de uma forma diferente brincando com as letras trazendo o aluno para a sala de aula com o intuito de aprender cada dia uma novidade diferente, foi por isso que utilizamos desenhos, brinquedos, filmes, objetos e frutas para poder mostrar sua diferenciação. E é com muita satisfação que finalizamos esse ano com o resultado esperado.

ETAPA 02

Pesquisa feita no EMEI Professor Sérgio Aparecido da Silva, turma do G3 professora Edna Nascimento, alunos no periodo integral com idade de 3 anos , sendo 14 meninas e 10 meninos no total de 24 alunos .

Ao chegarem na escola as crianças são levadas a sua sala , onde são acolhidas começamos a trabalhar com musicalidade e brincadeiras , depois tem o café da manhã voltando do café a professora desempenha as atividades pedagogicas , que com o inicio das aulas irá trabalhar o Projeto Identidade trabalhando a origem do nome de cada aluno trabalhar a familia enfim a identidade desta criança , com muito amor e atenção, depois continuando a rotina elas vão para o almço , voltando do almoço os educadores auxiliam as crianças na escovação dos dentes e estes vão dormi , às 13:00 elas começam a despertar uma a uma elas são organizadas em uma rodas e trabalha se novamente musicalidade e depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com