TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescência Programada

Trabalho Universitário: Obsolescência Programada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre o vídeo “A História das coisas” e associando-o aos assuntos já estudados em sala de aula responda os questionamentos abaixo relacionados:

a) Que sistema econômico o vídeo está abordando?

b) No vídeo é afirmado que o sistema apresentado está em crise. Por quê?

c) Explique a relação existente entre as corporações e o governo.

d) “Não se pode gerir um sistema linear num planeta finito”. Explique.

e) Por que, segundo as informações do vídeo, não pagamos por aquilo que compramos?

f) Explique a relação existente entre a “seta amarela” e o sistema econômico evidenciado no vídeo.

g)Qual é a diferença existente entre os sistema linear e sistema cíclico apresentados no vídeo?

Respostas:

a) Está tratando do sistema capitalista.

b) Porque o sistema que o vídeo aborda é um sistema linear, ou seja, é um sistema que tem um tempo de vida determinado, pois os recursos para que tal continue a existir é finita, assim uma hora matéria prima acabará e o lixo acumulado pelo que já foi produzido também será enorme.

c) Muitas vezes nos dias de hoje as corporações estão tendo mais poder de decisão em muitos países por terem mais poder econômico, sendo assim o governo acaba sendo dependente de certas empresas e acaba cedendo a requisições destas.

d) Simplesmente porque os recursos naturais do planeta são finitos, e o sistema linear requisita infinitamente desses recursos. Outra coisa muito importante e que com esse sistema linear é que poluímos o planeta de forma hostil e agressiva.

e) Porque o valor das coisas que produzimos é explorado pelas empresas que jogam os valores a um alto preço que seu poder econômico cresça.

f) A seta amarela se tornou “protegida” pelo governo e pelas corporações, porque está é o que nos faz comprar, adquirir coisas e é assim que o sistema capitalista flui e esse sistema econômico continua a crescer.

g) O sistema linear prega uma cultura de usar aquilo que compramos por certo tempo e após jogar esse objeto no lixo, o que torna os recursos do nosso planeta finito, ou sem chance de recomposição.

Já o sistema cíclico prega uma nova forma de pensamento, em que deveríamos utilizar tudo aquilo o que ainda é útil, sem pensar numa forma de consumir só por consumir e sim só daquilo que realmente necessitamos dessa forma a natureza teria pelo menos uma chance de recompor aquilo que foi tirada dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com