TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescência Programada

Pesquisas Acadêmicas: Obsolescência Programada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

A obsolescência perceptiva

“A nossa enorme economia produtiva”

exige que façamos do consumo a nossa forma de vida,

que tornemos a compra e uso de bens em rituais,

que procuremos a nossa satisfação espiritual

a satisfação do nosso ego, no consumo…

Precisamos que as coisas sejam consumidas,

destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior.”

Victor Lebow

A obsolescência é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca6 . Um bom exemplo é a moda, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos modelos de vestuários.

Convence-nos a jogar fora coisas que ainda são úteis e que estão funcionando perfeitamente, apenas porque surgiu um novo modelo ou porque mudou a aparência. Ex: televisões, celulares.

Ainda nessa categoria, também há a questão da limitação do uso, muito utilizada em softwares, quando um novo programa só pode ser utilizado com um sistema operacional específico, normalmente mais avançado. Técnica muito comumente usada pela Microsoft.

Desta forma, observa-se que os avanços tecnológicos contribuem para o descarte de produtos que ainda poderiam ser úteis. A todo o momento aparecem produtos mais sofisticados no mercado. Percebe-se, assim, uma clara união entre a obsolescência perceptiva e a criação de “demandas artificiais no capitalismo”, induzindo o indivíduo ao pensamento ilusório de que a vida útil do seu produto esgotou-se, mesmo que ele ainda esteja em perfeitas condições de uso.

A moda e a propaganda provocam um verdadeiro desvio da função primária dos produtos. Ocorre que a obsolescência perceptiva e a descartabilidade são hoje elementos vitais para o modo de produção capitalista, por isso encontram-se presentes no plano material como no plano simbólico.

Estudos atuais mostram que a quantidade de resíduo eletrônico tende a aumentar. O Greenpeace (2010) afirmou que o resíduo eletrônico já totaliza 5% de todo o resíduo sólido no mundo, e um dos fatores que ajudam nesse crescimento desenfreado de “geração de resíduo eletrônico” é a obsolescência perceptiva e programada dos equipamentos que cada vez se torna maior, pois trata-se de uma estratégia que faz com que os produtos caiam na obsolescência, antes mesmo que a sua substituição seja realmente necessária.

A obsolescência perceptiva começa pela conquista da criança e do adolescente, ligando produtos a pessoas famosas e explorando as fantasias próprias da idade ou até mesmo com aquela ideia simples, mas eficiente, de que com a novidade você vai ser admirado pelos colegas e amigos.

É um jogo de marketing para que o consumo se torne ainda maior, fazendo com que o consumidor se torne viciado em compras e se iluda com produtos mais avançados, mas tendo prejuízos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com