TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de obsolescência programada

Artigo: O conceito de obsolescência programada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Marketing

Professor: José Edson Júnior

Isabela Ceron Cossa – 1423928

Relatório - Vídeo Obsolescência Programada

Este conceito vem de séculos atrás, que nos leva a uma reflexão sobre o consumo em exagero e a tecnologia. Tudo se veio pela produção em massa e a busca de conhecer e agradar cada vez mais o consumidor.

O surgimento desse conceito veio primeiramente pelo mercado de lâmpadas, onde numa vez que elas eram produzidas para uma longa duração, o consumo pela mesma seria diminuído, assim para que o mercado tivesse sempre aquecido foi proposto a diminuição da via útil das lâmpadas, ou seja, para que elas durassem menos e as pessoas iriam por sua vez consumir cada vez mais, por ser um produto de suma importância no dia a dia.

Havendo casos também como produtos que se dessem falhas em apenas uma peça, seria preciso trocar o maquinário todo, não havendo preocupação do desgaste natural, utilizando um pensamento "descartável". A produção de resíduos eletrônicos está diretamente relacionada ao poder econômico, países com menos renda recebem esse material onde são descartados sem utilidade nenhuma.

Então este conceito de obsolescência programada continua o mesmo mas hoje é usado como o tempo, onde nossa vida está super corrida, e assim a vida útil dos produtos está menos, tudo muda muito rápido, queremos sempre o novo e o mais moderno antes de todos.

Assim é preciso que haja uma consciência pessoal de que uma hora os resíduos e o planeta natural irá ficar escasso, é preciso que comecemos a mudar a partir de agora, nosso atos comuns de todos os dias em prol do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com