TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais fatores contribuem para que a salinidade dos oceanos mantenham-se estáveis e homogênea a milhares de anos

Ensaio: Quais fatores contribuem para que a salinidade dos oceanos mantenham-se estáveis e homogênea a milhares de anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Ensaio  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Quais fatores contribuem para que a salinidade dos oceanos mantenham-se estáveis e homogênea a milhares de anos?

A salinidade se mantém ESTÁVEL porque as taxas de entrada e saída dos elementos dissolvidos são iguais e, o elevado tempo de residência desses elementos (SOLUTO) em relação a água (SOLVENTE) favorece a homogeneização da salinidade, i.e., torna as proporções dos elementos dissolvidos constantes!!

A salinidade média dos oceanos é 35, sendo que o cloreto de sódio (NaCl) corresponde a aproximadamente 85% do total de material dissolvido nessas águas. Qual será a porcentagem de NaCl numa água estuarina com salinidade de 15? Justifique

A porcentagem será a mesma, uma vez que, segundo a teoria das proporções constantes, o que muda é a quantidade de material dissolvido mas suas proporções se mantém a mesma!!

Quais os processos biológicos que influenciam as concentrações dos gases CO2 e O2 nas águas oceânicas?

Respiração, Fotossíntese e decomposição da matéria orgânica!

Atualmente o CO2 é armazenado no oceano como ácido carbônico (H2CO3), íon bicarbonato (HCO3-) e íon carbonato (CO32-). Como que essas formas se relacionam com o pH da água?

Observe a equação abaixo:

H2CO3 ⇋ H+ + HCO3- ⇋ H+ + CO32-

O íon bicarbonato (HCO3-) é considerado o tampão do pH, uma vez que, quando um ácido é adicionado (H+ livre na água,  pH), ele absorve o H+ convertendo-se em ácido carbônico (H2CO3). Quando uma base é adicionada na água (OH- livre na água,  pH), o íon bicarbonato se converte em íon carbonato (CO32-) liberando H+ para neutralizar a hidroxila (OH-). Ou seja, toda vez que aumentar a acidez da água ( pH), as reações da equação tenderão a esquerda. Se aumentar a alcalinidade ( pH), tenderá a direita.

O que é termoclina e como é formada?

É o local (profundidade) onde ocorre uma mudança brusca no perfil de temperatura. A termoclina é resultante da estratificação térmica da coluna d'água, onde as camadas superficiais são aquecidas pela radiação solar tornando-se menos densa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com