TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina Experiencias Matemáticas Ciclo I

Trabalho Escolar: Oficina Experiencias Matemáticas Ciclo I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA é fundamental proporcionar aos alunos atividades em que estes confrontem os conhecimentos que já têm sobre matemática com os conhecimentos que vão adquirindo durante as aulas. É nestes confrontos que eles vão construindo novos saberes, ampliando os seus conhecimentos sobre o conceito da ciência matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico.

O jogo é uma experiência de aprendizagem que, pelo seu caráter motivador, deveria estar mais presente na aula de Matemática. Refletindo sobre isso a Professora Elza da Oficina de experiências matemáticas aferiu estratégias de utilização do jogo que se traduz numa atividade de construção de conhecimento e de desenvolvimento de motivação para aprendizagem. Assim, delineou alguns passos essenciais que uma estratégia da utilização do jogo deve, segundo a sua perspectiva:

Reflexão inicial Corresponde a uma primeira fase da decodificação das tarefas que são apresentadas aos alunos. Pretende-se que estes procurem compreender as regras e as funções dos materiais distribuídos e que mobilizem os seus saberes relativamente aos conceitos em jogo.

Simulação Corresponde a uma simulação inicial de uma situação possível do jogo. Permite esclarecer dúvidas, discutindo as várias interpretações dos alunos sobre as regras e os materiais. Não se trata propriamente de um debate, correspondendo antes a uma verificação de fatos, relações, diferenças e comparações que os alunos têm necessidade de discutir antes de começarem a jogar.

Situações de jogo Corresponde à atividade de jogar propriamente dita, na qual a comunicação matemática escrita e oral deve assumir um aspecto fundamental, assim como o trabalho colaborativo. Para a organização destas situações de jogo, o professor elabora uma folha de registros apropriada, que fornece aos alunos. Esta folha permite também ao professor avaliar a dinâmica de trabalho, incompreensões ao nível das regras ou de conteúdos matemáticos e colocar questões, aprofundando a comunicação na sala de aula.

Debate Corresponde a uma fase posterior à atividade de jogar, e tem como objetivo que os alunos reflitam sobre as situações vividas durante o jogo: discussão de dificuldades, avaliação de procedimentos e resultados, reflexão sobre os conceitos matemáticos e sobre a pertinência das tarefas realizadas, avaliação do jogo como motivação para a aprendizagem, etc.

Reflexão escrita Corresponde a uma reflexão individual sobre as atividades realizadas e as situações vivenciadas durante e após o jogo, em que é privilegiada a comunicação escrita. Esta reflexão é, geralmente, proposta sob a forma de um comentário escrito. Este pode incidir sobre os conceitos e os procedimentos matemáticos, assim como sobre aspectos que envolvam as tarefas propostas e a sua concretização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com