TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhos

Trabalho Escolar: Olhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Cuidados com os olhos no verão e nas férias.

Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão? Por isso devemos cuidar muito bem de nossos olhos.

Segundo o Dr. Hallim Feres neto Oftalmologista estão comuns queixas de corpo estranho, como areia, folhagens ou poeira. Nesses casos o melhor é não coçar os olhos, pois se o corpo estranho está alojado atrás da pálpebra o coçar pode machucar mais. Lave os olhos com água corrente e se ainda assim o incomodo persistir mantenha o olho fechado e procure um especialista. Os consultórios e prontos-socorros costumam ver um aumento nos casos de conjuntivite nessa época, para se prevenir evite levar as mãos aos olhos sem lavá-las antes. Dificilmente não contaminamos de outra forma que no seja com nossas próprias mãos

Nessa época do ano é muito importante o cuidado com os olhos, pois a exposição aos raios solares aumentam as chances de doença na retina e catarata precoce. A exposição excessiva pode causar queimaduras oculares com sensação de ardor lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Segundo Dr. Claudio Lottenberg “Muitos pacientes procuram o oftalmologista por queimadura solar em suas córneas, o que efetivamente poderia ser evitado caso estivessem fazendo uso de óculos com proteção a radiação ultravioleta, além da utilização criteriosa de lubrificante ocular (lágrima artificial). Quadros desta natureza são denominados genericamente como ceratite e a dor é muito forte. fora isto vale lembrar que a velocidade da evolução da catarata é muito maior em pacientes que não usam óculos escuros e a degeneração macular relacionada à idade, que piora a qualidade de vida de pessoas de idade avançada, pode ser prevenida com o uso de óculos escuros de boa qualidade. Mas cuidado os óculos escuros pirata não ajudam, usa-los é pior do que não usar nada. os óculos escuros piratas tem lentes tingidas de cores escuras e não tem nenhuma proteção contra os raios solares nocivos. Assim o cristalino do olho é forçado a se acomodar e as pupilas se dilatam, facilitando a entrada de raios UV que podem causar dor de cabeça, desconforto e cansaço visual a curto prazo.

Já a longo prazo os prejuízos são maiores. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o uso desses óculos, por expor mais a visão aos raios UV, pode causar doenças como fotoceratite, pterígio, catarata e degeneração macular. Descrita por Dr. Leôncio, a fotoceratite é uma inflamação da córnea. Por precisar estar sempre lubrificada, a córnea reage ao ressecamento da lágrima causado pelo sol, provocando a inflamação. Já o pterígio é o espessamento da conjuntiva, criando uma película esbranquiçada sobre os olhos, semelhante à catarata. A diferença é que a catarata não pode ser vista a olho nu e consiste na perda de transparência do cristalino. Por fim, a degeneração macular afeta a área central da retina que é responsável pela visão de detalhes – a chamada mácula – cujas células deixam de enviar luz à retina, impedindo o processamento das imagens.

Todas essas doenças são acumulativas e não são detectadas no inicio por isso cuide dos seus olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com