TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado Com Os Olhos

Dissertações: Cuidado Com Os Olhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

William Blake descreveu os olhos como as "janelas da alma". Em termos práticos, nossos olhos são as janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e à nossa visão. As pesquisas têm mostrado que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mais temem perder. Devido à importante função que nossos olhos desempenham, devíamos dar a eles o melhor cuidado possível, mas às vezes estamos tão ocupados que nos esquecemos de algumas poucas coisas que podem manter nossos olhos saudáveis.

O seguinte trabalho dará as dicas necessárias para cuidar dos olhos.

2 PROTEGENDO OS OLHOS

Para manter nossos olhos funcionando na capacidade máxima, precisamos dar a eles um pouco de atenção e evitar os riscos e atos descuidados que podem prejudicá-los.

Em primeiro lugar a nutrição, onde a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e para a visão normal. A deficiência crônica grave de vitamina A causa uma condição chamada xeroftalmia, ou olhos secos. Isso afeta a córnea, a cobertura transparente que permite que a luz entre nos olhos. Na xeroftalmia, a córnea que normalmente é clara e brilhante torna-se extremamente seca. Se não for tratada, essa condição pode levar à cegueira.

Os antioxidantes têm bastante destaque nas notícias atuais, devido às evidências de que podem prevenir parte da deterioração biológica que acompanha o envelhecimento, onde, junto com o zinco, podem ajudar na proteção contra a degeneração macular, uma doença ocular grave associada à idade. Um estudo feito pelo National Institutes of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS) descobriu que os altos níveis de antioxidantes da vitamina A (betacaroteno), C e E reduziam significativamente o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada relacionada à idade (DMRI) naqueles que já corriam algum risco de desenvolver a doença. Contudo, o estudo não deu evidências de que os antioxidantes possam proteger contra o desenvolvimento de catarata.

2.1 EVITANDO PERIGOS E ACIDENTES

A lesão dos olhos pode acontecer em qualquer lugar. Os especialistas dizem que 90% das lesões nos olhos podem ser evitadas. Para isso é preciso um pouco de vigilância adicional nas situações que tornam os olhos vulneráveis.

Situações ao qual podem ser na recreação (seja uma linha de pesca errada, uma bola rebatida), ou mesmo nos trabalhos domésticos (lascas de madeira voando, pregos ricocheteando, solventes espirrando), o uso de óculos de proteção são indispensáveis, mesmo em trabalhos domésticos, pois é capaz de salvar uma visão.

O trauma causado por objetos pouco pontiagudos não é o único modo de lesar os olhos. Há pequenas coisas, aparentemente inofensivas, que fazemos todos os dias e que podem resultar em problemas oculares sérios.

Óculos normais não são óculos de proteção

Quando estiver trabalhando com ferramentas elétricas, produtos químicos ou cortadores de grama, não se engane acreditando que os óculos comuns que você usa estão protegendo seus olhos. Eles não estão porque:

• não cobrem uma área suficientemente ampla; há muito espaço para que fragmentos passem por fora dos óculos e entrem no seus olhos;

• óculos comuns podem aumentar ainda mais o risco de lesão se os cacos das lentes quebradas voarem para dentro dos seus olhos.

3 PREVENINDO PROBLEMAS NOS OLHOS

Apesar dos olhos serem surpreendentemente complexos e terem alta capacidade de recuperação, há limite para os maus tratos que eles podem suportar. Os maiores perigos que devemos evitar são: exposição à luz ultravioleta (oculos de sol são muito mais do que "charmosos", são barreiras de proteção que interrompem a exposição à luz ultravioleta (UV), uma porção dos raios solares que podem causar doenças oculares tais como catarata e degeneração macular), forçar os olhos (o cansaço ocular, como ocorre quando se lê ou se costura, não lesa na verdade os olhos, mas faz com que fiquem cansados, ou seja, os músculos ao redor dos olhos, que pode causar desconforto, como olhos lacrimejantes ou secos, dificuldades de foco, fadiga e talvez venha acompanhado de uma dor de cabeça).

Seis maneiras de proteger seus olhos

Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para tratar bem dos seus olhos.

• Leia com boa luminosidade. A luz fraca não danifica seus olhos porém eles podem se cansar mais facilmente.

• Se os seus olhos ficarem incomodados ao assistir televisão em uma sala escura, deixe uma luz acesa.

• Se você tiver óculos ou lentes de contato, use-os. Você não precisará se esforçar tanto para enxergar.

• Use um filtro anti-reflexivo no monitor do seu computador.

• Posicione o monitor de modo que fique no nível dos olhos ou um pouco abaixo, e na distância que você usaria para segurar um livro enquanto lê.

• Faça intervalos freqüentes daquilo que você estiver fazendo para dar um descanso aos músculos dos seus olhos.

4 HIGIENIZAÇÃO DOS OLHOS

Nossos olhos, o tempo todo, têm contato com poluentes do ar, bactérias, ar seco, vento, cosméticos e afins. Nosso organismo ocular já é preparado para oferecer proteção, mas esta proteção, muitas vezes, não é suficiente.

Essas ações do ambiente externo podem dar origem a doenças inflamatórias dos olhos (por exemplo, conjuntivites) ou das pálpebras (como inflamações do bordo da pálpebra) e podem originar serosidades mucosas, congestão escamosa e secreções secas que, de um modo geral, podem fazer mal aos olhos, mas especialmente à córnea sensível.

É importante fazer a limpeza higiênica dos olhos. Ao lavar o rosto, os olhos já ficam suficientemente limpos. Em caso de pele gordurosa, formação de escamas e secreções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com