TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação De Terminais E Armazens

Artigo: Operação De Terminais E Armazens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1............................................................................................................2 a 3

ETAPA 2...........................................................................................................4 a 5

ETAPA 3...........................................................................................................6 a 7

ETAPA 4 ..........................................................................................................8 a 10

CONCLUSAO...........................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................12

INTRODUÇÃO

A elaboração desta ATPS, visa mostrar a importância do mapeamento da gestão de estoques dentro de uma empresa/Organização, mensurando de maneira simples e objetiva a teoria para a prática descrevendo seu papel na função logística, tampouco buscar informações de forma sistematizada com o conhecimento para uma análise da gestão de estoques na empresa ao qual foi escolhida.

ETAPA 1

Conceitos e Principios da Armazenagem no processo Logístico

Há muitos conceitos a respeito de Armazenagem isso depende muito do ponto de vista de quem está analisando tampouco depende da situação e ambiente ao qual tal Organização esteja inserida. Podemos assim dizer, que armazenagem é a “ imobilização de uma mercadoria entre dois movimentos consecutivos”.

Sendo constituído por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de materiais-primas, produtos acabados ou semi-acabados.

Assim é possível estabelecer alguns conceitos básicos da armazenagem:

• Planejamento;

• Flexibilidade Operacional;

• Simplificação;

• Integração;

• Otimização do Espaço Fisíco;

• Otimização de Equipamentos e Mão-de-Obra;

• Verticalização;

• Mecanização;

• Automoção;

• Controle;

• Segurança;

• Preço;

Seu papel é ter um compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas.

Para possibilitar a visão da teórica desse processo de Gestão de Estoques na prática a empresa pesquisada é: Creme Jundiai, localizada na região de Jundiaí, que atua no setor Alimentício.

Missão e Valores

Atender de maneira satisfatória e agradável todos os nossos clientes, buscando parcerias com escolas e entidades beneficientes. Afim de promover a inclusão social.

Insumos utilizados

Margarina, Leite, Amido

Público-Alvo

Docerias, Confeitarias, Panificadoras, Buffet, Restaurantes, Casa de Frios, Laticinios, Varejões, Sorveterias, Lojas de Festa e Supermercados.

Produtos Comercializados

Creme Vegetal Bate Chantilly;

Coco Fresco ralado;

Creme Vegetal Tetra Pak,

Contato

Elisabete Cristina

Função

Analista Administrativa

ETAPA 2

Processo de Gestão de Estoques na Organização

A Teoria Gestão de Estoques é um conceito que está presente praticamente em todo tipo de empresa, inclusive na qual estamos pesquisando. Assim no contexto empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidades do capital , por outro lado níveis baixos de estoques podem originar perdas e economias e custos elevados devido à falta de produtos.

Porém, a atividade de armazenagem apresenta tipos de demandas totalmente diferentes entre si, de modo a exercer funções vitais nesse processo de produto(fornecedor) e ao cliente (consumidor); no que tange a empresa pesquisada surgem metodologias de conhecimento que ajudará nesse processo de gestão, sendo elas:

• Custo da armazenagem: sendo unidade própria, envolve o capital investido, conservação dos imóveis, equipamentos e instalações de armazenagem, manutenção de equipes, impostos, taxas e depreciação.

• Lote econômico de Compra: nele está envolvido parceiros ( Fornecedores) que fornecem a matéria-prima de forma pontual; no entanto o método utilizado é a projeção das vendas passadas, ou seja, é feito o chamado folow-up. Esse método nos possibilita a saber o quanto vai sair de mercadoria por dia e automaticamente saber o quanto irá se produzir e assim é feito o processo de compras dos insumos.

• Ponto de pedido: O ponto de pedido é igual ao estoque necessário para atender ao consumo durante o período entre a ordem de compra e o recebimento do material, devido as informações sobre o prazo de entregas; isso é possível pois existe uma programação exata no prazo de entrega.

• Estoque de Reserva – ER: nesse caso a empresa conta com profissionais altamente qualificados que tem um controle minusioso no que se diz ao processo de quantidade que garante o suprimento o chamado Lead Time, baseia-se sempre no prazo de entrega e no consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com