TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações De Terminais E Armazens

Artigo: Operações De Terminais E Armazens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado

aos Cursos Superiores de

Tecnologia em Logística

(PROINTER III)

Tecnologia em Logística

Tutora a distância: Maria Graziela Martins

Leme/SP

2014

Regiane Dias Domingos – RA 7130523097

Tânia Regina de Oliveira Silva – RA 7132528099

Carlos Eduardo do Nascimento – RA 6942011656

Relatório Final

Relatório Final apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Maria Graziela Martins.

Leme/SP

2014

Sumário

1-Introdução 4

2 Resumo 5

3- Contextualização 7

4- Conclusão 10

5 - Referências Bibliográficas 11

1-Introdução

O Prointer Final que está desenvolvido abaixo segue os resultados obtidos em três ATPS que foi estudada e trabalhada no bimestre passado, Gestão de Marketing e Gestão de Custos Logísticos, em cada etapa dos trabalhos citados acima pode se observar a importância que cada área tem dentro do âmbito de uma empresa que presta logística dentro de um mercado competitivo em que vivenciamos nos dias atuais. Técnicas de preparo de todos os processos de uma cadeia produtiva são observadas dentro do segmento do PPCP, os custos logísticos embutidos em cada operação isso faz com que a área responsável pelo marketing da empresa possa trabalhar de uma forma mais racional com os produtos que a empresa está colocando no mercado consumidor. Os métodos utilizados para elaboração dos trabalhos foram através de roteiro a ser seguido através dos modelos das ATPS, e também em jornais, livros, sites e revistas que falam sobre o assunto.

2 Resumo

A Logística tem sido considerada uma área de grande potencia nos dias atuais na conquista de melhorias e nos resultados das empresas. Neste caso uma das maneiras de ter vantagem competitiva é a grande gama de serviços que são oferecidos aos clientes. Por tanto uma boa logística é fator fundamental para a qualidade dos serviços prestados.

A qualidade do serviço ao cliente está ligada diretamente ao transporte de carga, ou seja, tipos de modais dentre eles: rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo, aeroviário e dutoviário.

Cada um dos tipos de transporte possui custos e características operacionais específicas, a escolha de um modal de transporte pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado, com isso diminuindo os custos no produto final. Conhecer o tipo de carga, trajeto e custos são essenciais para a escolha correta de um modal. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não.

A escolha da melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade,segurança e rapidez contribuirão para a satisfação do cliente. Por exemplo, geralmente os custos dos modais ferroviários e aquaviários são fixos, ao mesmo tempo em que nos modais aéreo e rodoviário predominam os custos variáveis com a distância e o peso.

O tipo de transporte também ira influenciar na parte do marketing, pois a entrega ocorrendo no tempo correto (Lead- Time) e sem avarias o cliente ficara satisfeito com serviço prestado.

O cliente não vê o transporte separado do produto que comprou para ele o importante é receber o que adquiriu em um menor tempo possível e a mercadoria correta sem avarias ou inversões, portanto se algo de errado ocorrer no transporte o nível de serviço da empresa que oferece o produto estará comprometida. É feito um trabalho em conjunto entre transporte empresa e departamento de marketing, pois uma operação bem realizada todos ganham no final.

Também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. As empresas começam a lutar pela fatia do mercado e a guerra por preços baixos, temos a sugestão das seguintes estratégias:

3- Contextualização

As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, dinâmico, complexo e instável. Estas contingências fazem com que os empreendimentos atuem com cenários de imprevisibilidade, onde todas as suas operações e atividades precisam ser vistas e revistas continuamente.

Neste ambiente de negócios, é de fundamental importância que as organizações busquem estratégias de negócios em suas operações – planejamento, marketing , finanças, produção, qualidade e a logística, recebem cada vez mais uma maior atenção por estarem relacionadas diretamente com as atividades fim dos variados sistemas produtivos.

Busca-se, portanto, reduzir custos em toda cadeia de valor e prover a satisfação dos clientes. Por esta ótica é possível entender o porquê da logística está em evidência na conjuntura atual de mercado. O fato de esta ser amparada nos pilares:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com