TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Minerarias

Dissertações: Operações Minerarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o plano de fogo ideal para uma demolição em rocha com 3,0m de profundidade e 0,80m de largura?

A escavação é em campo aberto, destinada a passagem de uma tubulação de 600mm. A rocha é aflorante. Estou utilizando um compressor XA-80.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Para o seu caso, eu sugiro fazer um pré-fissuramento para cortar a rocha nos limites da cava e depois ir retirando a rocha de acordo com o resultado desse pré-fissuramento. Estão faltando dados para que se possa dimensionar um plano de fogo adequado, tais como o tipo e condições da rocha, se voc~e já tem o explosivo e qual é ele, se você já tem broca de um determinado diãmetro, etc. Mas vou considerar que seja granito ou gnaisse, que são os mais comuns, e que o explosivo seja dinamite comum.

-explosivo: dinamite comum

-diãmetro do furo: 1 pol.

- considerando o afastamento a largura da cava: v=0,80 m

-espaçamento: e=1,3.v=1,04 m (fazer furos um de cada lado da cava, defasados, distantes de mais ou menos 1 m a 1,05 m):

o.............o..............o........…

|__1m__|

......o..............o...............o…

-profundidade do furo;h'=3+0,3.0,8=3,24 m (com subfuração)

-carga explosiva:

---para diâmetro de furo de 1 pol, a razão de carregamento do furo deve ser de 0,450 kg/m. No caso de pré-fissuramento, deve-se colocar 1/3 disso, ou seja, 0,15 kg/m. como o furo tem 3 m, coloque 0,45 kg de dinamite ao longo de todo o furo (carga de coluna), e mais a carga no fundo (carga de fundo na subfuração0,25.5=0,125 kg) para evitar repé. Pode espaçar os cartuchos de dinamite com cartuchos de argila. No topo do furo, coloque um enchimento, também de argila (Tampão de 0,80 m).

Com isso acho que você vai ter um bom rendimento e fissurar a rocha bem nos limites da sua cava. Depois, é só ver o resultado, tentar fazer uma face livre de bancada, e ir retirando a rocha conforme o tamanho dos blocos, do grau de desagregação da rocha e do equipamento que você tem, dando fogo quando for necessário. Já vi casos em que não houve mais necessidade de explosivos, só equipamento. E contrate gente especializada e experiente em explosivos. Se você dispuser de ANFO (nitrato de amônio+óleo diesel), dá para economisar bastante explosivo. Pessoal especializado deve conhecer bem isso.

Estou sem meus principais papiros sobre desmonte em rocha. Amanhã eu os terei à mão e vou pesquisar mais alguns detalhes. Se você tiver mais algumas informações que possa me ajudar a ajudá-lo, é só acrescentar na pergunta.

Em tempo: No livro "Manual Prático de Escavação" de Hélio de Souza Ricardo e Guilherme Catalani (McGraw-Hill do Brasil - 1977), tem no capítulo XII - Execução do Desmonte de Rocha, ítem XII.7 - Escavação de Valas (página 462), um método um pouco diferente do que eu apresentei, com bastante detalhes que, infelizmente, não dá para transcrever aqui. Fica como uma outra opção para você.

Fonte(s):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com