TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião Sobre a Técnica do Caucus na Mediação

Por:   •  16/11/2023  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 2

O mediador, tendo domínio das técnicas que podem ser utilizadas para melhor condução do processo de mediação, considerando as particularidades de cada caso, deve explorar todas as possibilidades que visem transpor obstáculos na comunicação e que busquem contribuir para o consenso entre as partes e para a resolução dos conflitos.

Sendo a técnica do caucus aplicada em situações onde a comunicação esteja sendo prejudicada ou dificultada por qualquer motivo que envolva a presença da outra parte, é perfeitamente aplicável sua utilização para esclarecimentos pontuais, desde que previamente esclarecido de que se trata de uma técnica e que pode ser utilizada no decorrer da sessão.

Se bem aplicada, respeitando os princípios que norteiam a mediação, este encontro privado permite estreitar o vínculo de confiança e trazer conforto emocional no que se refere a algumas particularidades do conflito, possibilitando superar questões que não seriam possíveis na reunião conjunta, como obstáculos na comunicação, barreiras emocionais, dentre outras.

Assim, nos casos em que seja percebido um desequilíbrio de “poder”, e que uma das partes se sinta mais confortável para se manifestar, de forma com que não se sinta pressionada ou intimidada pela presença da outra, a reunião individual se faz de grande valia para que se busque equilibrar essa relação diante da mediação.

A viabilidade ou não da adoção da conversa individual dependerá de cada situação, sua complexidade e da necessidade das partes, do domínio do mediador sobre a técnica que deverá saber também o melhor momento para sua aplicação. Utilizada da forma correta, pode ser muito útil para que o mediador compreenda aspectos emocionais envolvidos no conflito que possam dificultar a condução do diálogo e a construção do consenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com