TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é ética no trabalho

Artigo: Oque é ética no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Oque é ética no trabalho?

Ética é a ciência da moral. Entretanto, em nosso cotidiano, pode-se perceber que embora sempre seja ética a prática da moral, em nossa Sociedade nem tudo que imoral é anti-ético. O comportamento que é imoral para um indivíduo não o é para outro. Por exemplo: em um País onde haja a pena de morte, a profissão de carrasco não é considerada imoral pois envolve uma prática legal. Entretanto, é certo que o carrasco está violando a ética natural, a ética cósmica.

Cabe também outras colocações pertinentes. Por exemplo: onde está a ética quando um advogado, embora sabendo que o seu cliente é culpado consegue absolvê-lo? ou, onde está a ética quando um Promotor, embora sabendo que o réu é inocente move mundos e fundos para conseguir a condenação, apenas por entender que este é o seu trabalho?

Oh, como seria bom se todos os seres humanos fossem éticos! A ética é o pleno refinamento de caráter, é a beleza interior do indivíduo posta em prática em toda a sua plenitude, é a justiça cósmica que, quando alcançada, resulta na evolução da alma. O indivíduo que é ético consegue dormir em paz, viver em paz, morrer em paz, pois somente a prática da ética produz uma consciência absolutamente tranquila.

Contrariamente, a moral muitas vezes apenas finge ser ética. Mas o falso moralismo não produz a paz de espírito pois é apenas uma máscara utilizada pelo egoísmo e pela hipocrisia.

A palavra ética vem do grego ethos significando "prática". Ética está intimamente relacionado com a moralidade como os dois termos são muitas vezes confundidas. Morais e éticos termos têm o mesmo significado etimológico, exceto que o primeiro deriva do grego (ethos) Eo segundo da América Latina (Nós).

Ética, no entanto, não estabelecem qualquer regra e conduta, não exige diretamente ou sugerir o que fazemos. Sua tarefa é esclarecer o que a moralidade como moralidade baseia-se racionalmente como é para ser aplicada posteriormente a diferentes áreas da vida social (na vida), é uma reflexão sobre a moral, pelas razões justificando o uso de um sistema moral ou de outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com