TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oragnização E Metologogia Do Ensino Fundamental

Dissertações: Oragnização E Metologogia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  8.227 Palavras (33 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME: DAGMAR REGIANE DOS R. S. SANTOS RA: 5570137657

NOME: GABRIELA FERREIRA BARBOZA RA: 38487320673

NOME: ROSANGELA AMORIM FERNANDES RA: 1299873860

NOME: VIGORET MARIA M. DE MATOS RA: 3830718765

TUTOR Á DISTANCIA: EDINA DOMINGUES

SÃO PAULO – TABOÃO DA SERRA

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METOOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME: DAGMAR REGIANE DOS R. S. SANTOS RA: 5570137657

NOME: GABRIELA FERREIRA BARBOZA RA: 3848730673

NOME: ROSANGELA AMORIM FERNANDES RA: 1299873860

NOME: VIGORET MARIA M. DE MATOS RA: 3830718795.

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina Organização e Metodologia do Ensino Fundamental sob orientação do professor-tutor à distância.

SÃO PAULO – TABOÃO DA SERRA

2014

Sumário

1. Introdução

2. Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil.

3. Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

4. Organizações auxiliares da escola

5. Entrevista (NAIA) – Nucleo Assistencial Irmão Alfredo

6. LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

7. Mapa Conceitual

8. Considerações Finais

9. Referencias Bibliográficas

Introdução

Neste trabalho iremos abordar a organização e estrutura do sistema de ensino brasileiro, incluindo desde os órgãos da União – Ministério da Educação (MEC) e suas responsabilidades até os órgãos estaduais e municipais.

Problematizando a estrutura e o funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental do Brasil, e suas mudanças no decorrer do tempo. Analisaremos a finalidade do Ensino Fundamental e os limites e possibilidades presentes na gestão da educação, levantando as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental dos nove anos.

Conheceremos os diferentes tipos de organizações auxiliares da escola, e sua estrutura e á sua contribuição para os alunos e funcionários. Com uma entrevista no NAIA – Núcleo de Assistência Irmão Alfredo para conhecermos como funciona essa instituição.

Falaremos sobre a LDB 9394/96, artigo 62 que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no seguimento do Ensino Fundamental I.

E para finalizar um mapa conceitual contendo as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil.

A Educação no Brasil tem passado por grandes transformações, desda época dos Jejuítas, que foram os primeiros educadores e que fundaram o primeiro colégio no Brasil, colégio Menino Jesus, em Salvador, onde educavam e catequisavam em 1549-1759, e foi a partir do século XIX que o Estado passou a intervir e estabecer a educação gratuita e obrigatória, educação para todos. Educação esta que até então favorecia a poucos deixando clara a desigualdade. É dever do Estado garantir educação de qualidade a todos e um direito do cidadão, isso tem acontecido, o Estado tem investido muito em educação,mas ainda não é o sulficiente para acabar com a desigualdade, faltam vagas nas escolas,a evasão é muito grande e a inclusão caminha a passos lentos. É preciso que haja um novo olhar sobre a educação, que o professor seja mais valorizado, respeitado, capacitado, que tenha um sálario mais diguino e boas condições de trabalho.

Cabe aos professores buscar valorizar seu trabalho, organizando sua capacidade, pensando e produzindo conhecimento e tecnologia na produção de ensino e aprendizagem, não deixando que outros o substituam em sua função tão importante que é definir políticas, organizar processos, acompanhar e avaliar. Segundo o MEC "Os estados devem organizar, manter e desenvolver esses órgãos e instituições oficiais de ensino que estão aos seus cuidados, em regime de colaboração com os municípios, dividir proporcionalmente as responsabilidades da educação fundamental, elaborar e executar políticas e planos educacionais, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior dos estados e assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual" assim sendo o professor não participa das decisões, no sistema de ensino brasileiro, tudo já vem estabelecido por quem detém o poder no caso governo e município. É necessário que o professor obtenha informações de caráter administrativo, legal burocrático da instituição para que possa participar efetivamente do processo de decisões, é preciso ter ética profissional buscando o respeito junto à sociedade, resgatando um valor social e profissional.É preciso que o professor entenda o ensino e aprendizagem como processo produtivo que produz relações sociais entre todos os profissionais do processo,e procure se qualificar adquirindo conhecimentos científicos e tecnológicos na produção da aprendizagem, desenvolvendo um trabalho coletivo. Entendendo o sistena educacional o professor passa a trabalhar em equipe e sua ação pode ser transformadora unindo escola e comunidade e ele procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com